Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

25 canções de Bob Dylan que merecem o Nobel - 11 e 12

Alberta #1 (1970) era originalmente um blues sobre os barcos que ao amanhecer navegavam no Mississippi. Dylan gravou-o no seu álbum Self Portrait (1970). A origem folclórica da canção encontra-se na letra «I'll give you more gold than your apron can hold / If you'll only let your hair hang low». A sua interpretação, no canto e na harmónica, é perfeita, indolente, e os coros dão-lhe um enorme charme.
É uma canção de Dylan de que gosto bastante, mas não consegui encontrar nenhum vídeo com uma interpretação dele no YouTube. Nem de Alberta #1 nem de Alberta #2. Assim, hoje trago também Wigwam (1970).


É certamente uma das canções mais estranhas de Dylan. Primeiro porque não tem letra. Dylan contenta-se em berrar «la la la» como um bêbedo, com uma orquestração, extremamente rica. É uma canção secretamente política. Wigwam é o nome dado às tendas circulares de certas tribos índias. Uma maneira discreta de evocar, sem falar, da história trágica do território americano. Face ao indizível... «la la la».

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Alberta #1 é uma canção giríssima. Gosto mais do que da versão #2.
Bom fim de semana!

MR disse...

Eu também gosto, mas não a consegui encontrar. :(
Bom sábado!