Prosimetron

Prosimetron

domingo, 8 de março de 2015

Dahl e Friedrich


Dois homens contemplando a lua. Assim intitula-se este quadro: um quadro pequeno e predominantemente em tons de castanho da autoria de Caspar David Friedrich (1774 - 1840). Considerado a obra mais representativa da pintura romântica alemã por peritos, há quem veja nele o próprio autor e seu amigo, o pintor norueguês Johan Christian Dahl (1788 - 1857). Dahl, por sua vez, eternizou o olhar de dois homens que admiram uma floresta e uma cascata num ambiente igualmente nórdico - metáforas que talvez simbolizam a Alemanha e a Noruega.    
Friedrich e Dahl foram amigos, viveram e exerceram juntos em Dresden durante duas décadas. Influenciaram-se mutuamente e criaram com a sua obra paisagens românticas que se encontram agora reunidas na exposição Dahl und Friedrich - Romantische Landschaften, no museu Albertinum de Dresden desde 6 de Fevereiro.


Momentos melancólicos e dramáticos, bem como distâncias infindáveis são comuns aos dois mestres do Romantismo. Ainda assim, há características que os distinguem: Friedrich, mais introvertido e concentrado, deixou-nos paisagens simbólicas. Capta o espectador, fá-lo pensar e entrar numa abordagem por vezes sinistra e anunciadora da morte.
Dahl, extrovertido e bem mais sociável do que seu colega, contrasta com uma alegria e leveza que, em muitas das suas obras, elogiam a grandiosidade da criação divina face à pequenez do ser humano.
Friedrich e Dahl. diferentes no seu carácter, estão novamente juntos em espírito nesta fantástica exposição que termina a 3 de Maio.


Imagens: Caspar David Friedrich, Zwei Männer in Betrachtung des Mondes, 1819;
Johan Christian Dahl, Blick über eine Felsenschlucht mit Wasserfall (ca. 1823); Johan Christian Dahl, Blick auf Dresden bei Vollmondschein, 1839

2 comentários:

ana disse...

Muito interessante, Filipe.

Gostaria de a poder visitar até porque gosto da pintura melancólica do romantismo. Conhecia as duas primeiras telas.
Obrigada ela partilha.:))
Boa tarde.

ana disse...

leia-se - pela