Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Encontro com Chagall

Finalmente, ao fim de largos anos, ao regressar a Nice, pude visitar o Museu Nacional Marc Chagall. Lembro-me do meu desânimo à sua porta por se encontrar fechado. 
Com alegria e entusiasmo percorri as salas do museu cuja arquitectura é uma obra prima de enquadramento. O tema do museu é para mim aliciante, é uma viagem espiritual ao Génesis, Êxodo e Cântico dos Cânticos
Provavelmente, algumas destas imagens já aqui apareceram. Renova-se então o encontro com Chagall.

Museu Nacional Marc Chagall de Interpretação Bíblica

Mosaico

Nice celebra Chagall

O museu mesmo cedo estava cheio

Adão e Eva no Paraíso

A entrada para uma das salas mais belas

A sala do "Cântico dos Cânticos" é a minha preferida. Por cima de cada tela  tem um trecho alusivo.
Chagall dedicou esta sala à mulher.
1              2
3                                                          4


5

1. Qu'ils sont beaux, tes pas dans les sandales, fille de prince, Le galbe de tes cuisses, tels, des joyaux, est oeuvre des main de artiste. (Ct, 7-2).

2. Avant que jour se gonfle et s'enfuient les ombres, j' irai vers moi-même au mont de la myhrre, à la colline de O'liban. (Ct, 4-6).

3. Il me baiserai des baiser de sa bouche; Oui, tes étreintes sont meilleures que le vin. (Ct, 1-2).

4. Moi dormant, mon coeur veille. Une voix: mon tape:"ouvre-moi, ma soeur, ma compagne, ma palombe, ma parfaite; Oui  ma tête est pleine de rosée, mes boucles, des éclats de la nuit. (Ct, 5-2).

5. Mon amant est pour moi un sachet de myhrre; il nuite entre mes seins. (Ct, 1-13).

No auditório - vejam-se os vitrais do pintor - assistimos a um filme com a duração de cerca de 45 minutos sobre a vida de Chagall. A narrativa é cortada com entrevistas onde se perspectiva a vida de Chagall com outros pintores franceses e a criação do museu. 


Bom dia!

4 comentários:

Isabel disse...

Que lindo! Gostava de ver, gosto muito da pintura de Chagall.

Um beijinho:)

ana disse...

Isabel,
Um museu que me encheu os olhos. Adorei.
Beijinhos. :))

MR disse...

Um museu que eu gostaria de visitar.
Tb gosto imenso de Chagall. :)
Bom dia a ambas!

ana disse...

Boa tarde, MR!:))