Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Leituras para o fim de semana

Reedição de um número publicado em 2012. A Revolução Francesa, a Escola para Todos, os primeiros passos na Lua... Desde as utopias históricas que fizeram avançar o mundo, passando pelas utopias modernas (erradicar a fome, aceder à igualdade homem-mulher) até às utopias futuras (pacificar o mundo, salvar o planeta Terra, colonizar Marte), a humanidade sempre foi utópica. 

O Cristianismo dos primeiros séculos foi trespassado por muitas correntes, dos judaico-cristãos aos gnósticos, dos elcesaítas aos ebonistas, passando pelos maniqueístas, etc. Um grande número de crentes, de que alguns muito importantes então saíram da história. Porquê? Como é que estes crentes viviam a sua fé?
Este número especial de Le Monde des Religions debruça-se sobre estas comunicados que caíram no esquecimento. Por mim falo que nunca tinha sequer ouvido falar em elcesaítas.
Destaque para «Les chrétiens cachés se présentaient comme de bons bouddhistes » é uma entrevista a Nathalie Kouamé,  que explica como, apesar das perseguições a que foram sujeitos, os cristãos japoneses continuaram a praticar a sua fé durante 250 anos, no maior segredo. Um tema na ordem do dia, dado o filme Silêncio, de Martin Scorsese.

A Virgem e o Menino, em versão nipónica.

Sem comentários: