Prosimetron

Prosimetron

domingo, 29 de dezembro de 2019

O «Tesouro dos remédios da alma» - 39

Vou começar a apresentar as dez bibliotecas mais belas do mundo, segundo o Petit Futé:

A biblioteca municipal de Stuttgart, com projeto de Eun Young Yi e edificada em 2011, é a 10.ª da lista. Deve ser uma beleza.

8 comentários:

bea disse...

É cidade que desconheço e nem sabia da existência de uma biblioteca tão futurista que mais parece estarmos dentro de um filme de ficção científica. Impressiona um bocadinho esse horizonte recto quase todo em ângulos de noventa graus. Acho-lhe certa aridez minimalista que não me convém ao olhar. Mas pode convir à atenção que o livro merece.

MR disse...

Gosto deste estilo de bibliotecas. Quando vou ao Atrium Saldanha acho que aquele estilo de edifício, com os pisos a volta de uma parte central, aberta daria uma bela biblioteca.
Bom domingo!

Rui Luís Lima disse...

Uma Biblioteca bem contemporânea, mas demasiado fria para o meu gosto, não consigo sentir o cheiro dos livros. Talvez uma visita com o meu amigo Valerian me transmita outro sentimento:-)
Bom domingo!

Isabel disse...

Dentro do estilo, acho espectacular!

Fico curiosa à espera das próximas!

Beijinhos:))

MR disse...

Mister Vertigo,
Quem é Valerian? O da «Cidade dos mil planetas»? Nunca vi este filme.

Isabel,
Hoje postei uma do século XVIII.

Boa semana para os dois.

Justa disse...

Me gusta ese estilo abierto con patio central, pero aunque depende siempre del gusto del que hace este tipo de clasificaciones, creo que no merece estar en el número 10 del mundo ¡Hay tantas maravillosas!
Me encanta esta idea de postar las bibliotecas más bonitas. Estoy espectante.

Unha aperta.

Rui Luís Lima disse...

O Valerian é um personagem de banda desenhada criado por Pierre Christin (argumentista) e Jean-Claude Mézières (desenhador), que surgiu nas páginas da revista Pilote em 1967. Os seus autores são amigos de infância e ao longo dos anos através das aventuras de Valerian e Laureline, tem sido bem críticos da sociedade consumista e capitalista em que vivemos, mantendo-se sempre fiéis à ideia inicial das aventuras espaciais de Valerian, tanto nos desenhos como no argumento, fugindo ao facilitismo que tem atingido uma certa banda desenhada. Luc Besson fez uma excelente adaptação cinematográfica de Valerian com o seu filme "A Cidade dos Mil Planetas", onde os actores são perfeitos e fisicamente iguais às personagens da banda desenhada.
Uma boa semana com o ano a findar e 2020 a chegar!

MR disse...

Justa,
Tem um ar arejado. Claro que tudo depende do modo como arrumaram os livros. Espero que de um modo como se quem os arruma estivesse na cabeça dos leitores. Deste ponto de vista, acho a arrumação das bibliotecas inglesas ótimo. Quando não há secção, inventam-na. Foi em Inglaterra que vi pela primeira vez as secções de 'Lazer' ou 'Vida prática' e 'Jovens Adultos'.

Mister Vertigo,
Não fazia a mínima ideia. Nem li os livros, nem vi o filme, mas fiquei interessada. :)

Boas entradas em 2020 para os dois.