Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de maio de 2020

Tempos modernos




Algumas igrejas começaram a abrir... esta, em Lisboa, nunca fechou. Mantiveram-se abertas algumas. A cortina na porta avisava que estava Exposto... Os avisos marcados no chão lembravam a época. O mais curioso foi a aplicação «Clanda» - que se descarrega para o telemóvel e abre uma conta corrente -, com a qual acender uma vela no altar do seu santo, nas Igrejas que já aderiram, em troca de uns cêntimos (em função do tempo).
Lembrei o filme de Jacques Tati: Playtime / Vida Moderna (1967). E se não funciona... como se comprova?



3 comentários:

LUIS BARATA disse...

São Nicolau, na Baixa de Lisboa. Impressionante, mas o Padre Mário Rui é sempre exemplar. Transmissão digital das celebrações, mas sempre aberta com os devidos cuidados, até com dispensador de desinfectante para as mãos.
O que não sabes, até porque não está anunciado, é algo igualmente importante : continuaram sempre a fornecer refeições, e a dar outra ajuda material habitual a quem precisa.
Esta igreja podia abrir já amanhã, sem perigo para a saúde pública.

MR disse...

Moderníssimos! :-) Meus deuses!
Também li (e não queria acredita)que a diocese do Porto recorreu ao lay-off simplificado. Parece que a diocese de Angra do Heroísmo foi a precursora.
Boa tarde!

LUIS BARATA disse...

Parece que sim , mas esclareceram que fazem descontos para a SegSocial, têm tudo em dia, não há razão para não beneficiarem como tantas outras instituições.
Percebe-se, não entra rendimento ( ofertas nas missas, casamentos, enterros ) mas as despesas continuam, e com a perspectiva de só reabrirem em Junho sendo certo que muitos " utentes " não voltarão tão cedo em razão da idade ...