Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Marcadores de livros - 2800

Versos e reversos de blocos de marcadores-calendários.

Andei a ver quando colocar estes marcadores dos anjos e encontrei esta explicação para o postar hoje: «A memória litúrgica dos Santos Anjos é celebrada em 2 de outubro, desde 1670, por desejo do Papa Clemente X, enquanto a Igreja ortodoxa prefere celebrar em 11 de janeiro. Antigamente, a sua festa era celebrada em 29 de setembro, junto com a dos três Santos arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.» Espero que a explicação esteja correta.

11 comentários:

Margarida Elias disse...

acho que sim :-) Bom dia!

MR disse...

😊 Boa semana!

Maria disse...

Bonitinhos.
Bom dia!😇

Mª Luisa disse...

Lindos anjinhos.
Eu tenho uma amiga que celebra hoje .
Bom dia!
Abraço

MR disse...

Boa semana para as duas.

Pini disse...

Como decía Antonio Machín, nunca pintan angelitos negros; todos rubios y agraciados, lo que demuestra que la Iglesia sabe explotar muy bien sus recursos a la hora de comerle el coco a los feligreses.
El del angelito con la mano en la barbilla debe ser el preferido de esta trupe; sale en multitud de publicaciones
Los calendarios, lógicamente, muy bonitos.
Boa tarde

MR disse...

É verdade, mas parece-me que em África devem aparecer anjos e deuses negros, como na América do Sul alguns têm feições aztecas, etc.
Boa noite!

Justa disse...

Cualquier día está bien para este temática ¿Recordáis que de niños/as nos decían que todos teníamos un ángel de la guarda? Esta entrada me ha hecho recordar algo que ya tenía olvidado.

Apertas de boa semana.

Maria disse...

A virgem de Guadalupe é negra, e cá também há algumas mas agora não me lembro onde.
No museu Machado de Castro, em Coimbra, havia um Cristo Negro, mas era do fumo das velas. Estava para restauro, a senhora do Museu mostrou-mo, não sei como estará agora...
Boa noite!

Maria disse...

Lembrei-me duma, a da Nazaré, mas há mais...

MR disse...

Justa,
Ainda há pessoas que dizem isso.

Maria,
Não me lembrava.

Bom dia para as duas.