Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 27 de março de 2013

Federico Barocci (1533 - 1612)


Federico Barocci (1533 – 1612) nasceu em Urbino, localidade situada na região italiana de Marcas e cidade natal de Rafael. O seu talento excepcional na arte da gravura e pintura motivou-o a instalar-se em Roma durante a sua juventude. Contudo, uma doença grave, talvez provocada por envenenamento por pintores rivais, obrigou Barocci a regressar a Urbino, onde encontrou a admiração e o apoio na corte dos Della Rovere. Entre 1575 e 1600, o artista viveu o período áureo do seu percurso, pois surgiram as principais encomendas da igreja e nobreza locais durante essas décadas.
Federico Barocci combinou a delicadeza e harmonia da obra de Rafael, seu célebre conterrâneo, com uma sensibilidade invulgar em aplicar cores vivas na pintura. Pioneiro na técnica de elaborar desenhos preparativos coloridos a giz, óleo e pastel, antecipou a arte da pintura barroca em quase meio século, ao transpor estes desenhos para telas grandes e revesti-las de figuras intensas e expressivas. 
Inspirado pela população e a paisagem que o rodeavam, Barocci impressionou o mundo artístico da sua época pela abordagem calorosa e humana manifesta na sua obra.
"A Última Ceia" e "O enterro de Cristo" da autoria de Federico Barocci serão apresentados amanhã e Sexta-Feira Santa.
Imagem: retrato de Francesco Maria II della Rovere, c. 1571-2

 

2 comentários:

APS disse...

O prometido é devido..:-)
Muito interessante, FVN!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Obrigado, APS!