Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa


Federico Barocci (1533 - 1612) completou uma das suas obras-primas, "O enterro de Cristo", em 1582.
Nela, vemos São João Evangelista, à esquerda, e Nicodemos, à direita, assistidos por José de Arimateia, a levar o corpo de Cristo num manto, a partir de Gólgota até ao Jardim de Getsemani. Maria, mãe de Jesus, acompanha em luto o seu filho, juntamente com duas mulheres, enquanto Maria Madalena se ajoelha em lamentação. À direita de Maria Madalena, um jovem prepara a sepultura em que o corpo será depositado, diante do túmulo no rochedo.
O canto inferior esquerdo mostra-nos os objectos da paixão de Cristo: os três pregos com que Jesus fora crucificado, o martelo e o alicate com que foram retirados, e a coroa de espinhos. No fundo, encontram-se os dois ladrões, crucificados com Jesus, bem como o palácio ducal de Urbino que simboliza Jerusalém.
Encomendado pela irmandade da Igreja de Santa Cruz na cidade costeira de Senigallia, situada a leste de Urbino, “O enterro de Cristo” representa um dos pontos altos no percurso artístico de Barocci. O painel, exposto no altar-mor da igreja, alcançou tal fama e notoriedade na época que os danos, provocados por pintores que o examinavam na tentativa de copiar, destruíram praticamente toda a pintura. Federico Barocci reconstituiu então a sua própria (e magnífica) obra, passados 25 anos após a primeira conclusão.

6 comentários:

ÉneÁtilÓ disse...

O que eu mais gosto da religião católica: As pinturas alusivas a esta.
Lindo!
Ana Lúcia

Jad disse...

Uma boa imagem e um bom texto fazem um excelente momento de reflexão. Fiquei com uma dúvida. Ao lado de Maria e da santa mulher, um jovem masculino chora. Não será antes esse o João?

Filipe Vieira Nicolau disse...

Em vez de "um" jovem, creio tratar-se de "uma" jovem, embora se pareça-se com o discípulo João de facto. Obrigado anyway!

ana disse...

Muito bonito Filipe!
Boa noite. :))

João Mattos e Silva disse...

Lindíssimo. E a forma de pintar os panejamentos e as cores lembram-me El Greco, que é dos meus pintores favoritos.

Jad disse...

Não pode ser uma mulher. Não tem o cabelo coberto, para poder ser uma das santas mulheres.
Depois os punhos, junto das mãos, para além do cabelo, mostram que é um homem.