Prosimetron

Prosimetron

domingo, 12 de agosto de 2018

Joalharia Contemporânea - a nossa vinheta

Joalharia contemporânea - Museu Alberto Gordilho, 
Moura


Colar de prata, ágata e jaspe oceânico, Anos 80, 26x10 cm, peça de Alberto Gordilho.


O Museu Alberto Gordilho, Joalharia Contemporânea, nasceu quando o autor doou à Câmara Municipal de Moura uma parte do seu acervo artístico (226 peças, entre elas 12 esculturas). Abriu ao público em Março de 2011.
Quem  é Alberto Gordilho?
Gordilho é um ourives, autodidata, nasceu em Moura em 1943, é de ascendência espanhola. Aos 12 anos dedicou-se à pintura e à ourivesaria. Saiu de Moura e foi para a oficina de um tio, situada na Rua dos Fanqueiros, em Lisboa. Começou por fazer botões de punho e coisas simples para se tornar num verdadeiro artista. Estudou então pintura e escultura.*

«Comecei por trabalhar a joalharia antiga e só depois me dediquei à moderna; (...) de fazer coisas novas em joalharia, aquilo  que ambicionava fazer em pintura e escultura.»
Gordilho, in O Século Ilustrado, 7-3-1970

* Informações retiradas do catálogo da exposição.

Alberto Gordilho foi pioneiro na criação de jóias de autor em Portugal.

5 comentários:

MR disse...

Não sabia que o Gordillo tinha um museu em Moura. Gosto imenso das peças dele e lembro-me bem das primeiras exposições que ele fez. Há muitos anos, tive um presente de Natal...
Em breve rei a Moura para ver o museu. Uma muito boa escolha, Ana!
Boas férias!

ana disse...

Obrigada.
As peças são lindas!
Tenho pena que não tenham réplicas em miniatura, ou marcas para livros.

Será que ainda existe a oficina na Rua dos Fanqueiros?

A peça emblemática, O Colar Teia, que esteve em exposição na bolsa de Londres está no museu em destaque com uma fotografia. O colar tem 300 gr de platina e 150 brilhantes, é de 1973, um dia destes coloco-o aqui.

MR disse...

Era uma daquelas oficinas de joalheiros de que havia muitas em prédios na Baixa. Ainda conheci uma ou duas onde fui mandar arranjar umas coisas.
Boa tarde!

Magaly Alarico disse...

Adoro este tipo de trabalho. Peças únicas que me deliciam. Também gostava de saber se este Profissional ainda trabalha, e onde.
Boa tarde...

MR disse...

Talvez o Museu Alberto Gordilho (Moura) a informe.
Bom dia!