Prosimetron

Prosimetron

domingo, 29 de setembro de 2013

Alvalade: (quase) um regresso às origens

A 8 de novembro de 2012 foi criada a nova freguesia de Alvalade que só hoje vai eleger os seus órgãos autárquicos. É como que um regresso a 1959, quando a então freguesia do Campo Grande foi fragmentada e criadas três freguesias na área: Campo Grande, Alvalade e São João de Brito. Agora voltam-se a juntar, tomando o seu nome histórico: Alvalade, de Campo de Alvalade o Grande (por isso, tendo sido o local também conhecido como Campo Grande), quando ainda pertencia ao Termo de Lisboa. Parece-me que, neste caso, a escolha do nome foi feliz, ao contrário do que aconteceu com muitos outros locais de Lisboa*.
Antes da construção do Bairro de Alvalade, segundo projeto de Faria da Costa de 1945, o local era maioritariamente formado por campos, quintas e hortas. Hoje, de acordo com o senso de 2011, tem mais de 31 000 habitantes.

A Av. Alferes Malheiro é a atual Av. do Brasil, e encontra-se no cimo da foto; à esquerda está o Campo Grande; à direita, a Av. Gago Coutinho (que se chamou, durante muitos anos, Av. do Aeroporto); a sul, em baixo, na foto, a linha do caminho de ferro: a Av. S. João de Deus.
Vista aérea do Bairro de Alvalade. Fotos dos anos 1950.

Logo as hortas de Alvalade,
cuja hortaliça se rega 
com tanta abundância de água
que noras lançam nas presas.
In: Relaçam, em que se trata, e faz hua breve descrição dos arredores mais chegados à cidade de Lisboa [...].  Lisboa: Antonio Alvarez, 1625

Não voto para esta Junta de Freguesia, mas já o fiz numa das três. De qualquer modo, a maior parte da minha vida desenrola-se nela e é também nela que, maioritariamente, faço as minhas compras.

* É o caso da junção das freguesias das Mercês, Santa Catarina, Encarnação e São Paulo com o nome de Misericórdia. A instalação da Misericórdia no Largo Trindade Coelho é relativamente recente. Teria então sido melhor escolher São Roque, não?

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Só um comentário à nota de rodapé : como sabe M.R., se há coisa espinhosa é "baptizar" autarquias, especialmente quando há que agregá-las. Era manifesto que não podia ser nenhuma das agregadas ( São Paulo, Mercês etc ) a dar o nome à nova entidade, e escolher São Roque também não me parece que fosse a mais acertada, nem Misericórdia e aí estamos de acordo. Eu talvez tivesse escolhido Bairro Alto, embora também não fosse 100% correcta.

MR disse...

Não me parecia mal Bairro Alto, mas como vinha muito para além dos limites do BA. Mas como hoje já se chama BA a uma área mas vasta...
Misericórdia é que parece é bastante idiota, mas os habitantes da zona assim o devem ter escolhido. Mas tb me parece que eram hipóteses de escolha bem o BA, nem S. Roque.Mas em Alvalade escolheram o nome de uma das agregadas.

Jad disse...

Mártires, para mim teria sido o melhor nome para o espaço batizado com o nome de Misericórdia.