Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Leituras no Metro - 189

Continuando as minhas leituras maigretianas...

Trad. Pedro Sousa Pires.
Porto: Asa, 2007

Jean Lenoir está preso e vai ser guilhotinado. O pedido para a pena ser comutada foi indeferido.
«Fora Maigret que, três meses antes, deitara a mão a Lenoir num hotel da rue Saint-Antoine. Uma fração de segundo mais e a bala que o assassino disparou na sua direção tê-lo-ia atingido em pleno peito em vez de se perder no teto.
«Isso não impediu que o comissário se tivesse interessado por ele, sem lhe ter guardado qualquer rancor. Para começar, talvez, por se tratar de um jovem. Lenoir era um rapaz de 24 anos que, desde os quinze, colecionava condenação atrás de condenação. 
«Depois por que ele era corajoso. Lenoir tinha cúmplices. Dois deles tinham sido presos no mesmo dia. também eram culpados e, no caso mais recente, o assalto á mão armada a um cobrador, de certeza que até teriam ficado com uma parte bem maior do que a do chefe.
«Contudo, Lenoir atenuou sempre a responsabilidade deles, assumiu tudo e recusou-se a "abrir o bico".
«E tudo sem gabarolice, sem presunção. [...]
«O comissário evitava olhar para ele. Sentia que a confissão não ia tardar a chegar. Mas sabia que ele era tão insubmisso que uma simples agitação, ou um interesse demasiado evidente, seria suficiente para o calar. [...]
«Será que, naquela ocasião, Lenoir resolvera abrir-se para dar a si próprio a ilusão da vida, para provar a si mesmo que ainda era um ser humano?» (p. 8-9)



Estalagem Aux Vieux Garçons, em Morsang.
Foto de 1931 atribuída a Hans Oplatka. Da esq. para a dir.: Simenon e Isadore Fauzé, o dono da estalagem.

É nesta estalagem que Maigret se instala para averiguar o que se passa na Taberna dos Dois Vinténs. E o que bebiam alguns dos personagens do romance na estalagem Aux Vieux Garçons?

Brrrrrrrrr...

3 comentários:

APS disse...

E ainda havia pena de morte em França, que só foi abolida no consulado de Mitterrand...
Bom dia!

MR disse...

Nem mais!...
Já li os textos. :)
Bom dia!

Jad disse...

:-)