Prosimetron

Prosimetron

sábado, 22 de novembro de 2014

O novo livro de Roberto Saviano

Carnaxide: Objectiva, 2014

«Quando começou há cinco anos uma investigação sobre o negócio da cocaína, o escritor e jornalista italiano pensava que a máfia se aproveitava do sistema financeiro. Hoje acredita que é o contrário. É que a liquidez proporcionada pelo tráfico desta droga não tem comparação [com nenhum outro 'negócio']. E avisa que se um dia houver um conflito entre a máfia italiana e os cartéis mexicanos, a Península Ibérica será o palco.» De uma entrevista que César Avô fez a Roberto Saviano (Sol, Lisboa, 10 out. 2014)
«-Tem conhecimentos das máfias italianas que atuam em Portugal?
«- A n'drangheta, a calabresa, que ata em portugal e usa a costa atlântica. Em Lisboa toda a gente sabe quais são os restaurantes que fazem lavagem de dinheiro da n'drangheta. Admiro muito na política portuguesa o facto de se ter descriminalizado o consumo. Mas onde está o dinheiro da droga, se Portugal foi entre 2000 e 2006 a principal porta de entrada? Está em Andorra? E como é que os bancos portugueses, alguns que estão agora mal, nunca tocaram nesse dinheiro? Impossível. [...]
«- Como se pode resolver o problema da cocaína?
«- A legalização seria a única solução, embora não me agrade. Não gosto que se legalize nenhuma droga, mesmo as mais leves, mas é a única via. E legalizar não e autorizar; permite antes controlar. Uma droga ilegal reprime-se, mas é muito mais difícil impedir o seu uso. O tabaco ataca-se com campanhas.»
Tinha esta entrevista guardada para ler; fi-lo há dias.

Sem comentários: