Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ONU escolhe Ramos Horta para repensar as missões de paz


Face às dezenas de Capacetes Azuis (que em quinze anos passaram de 20000 para 130000) mortos em ataques no Mali, a ONU pediu ao Nobel da Paz Ramos Horta para rever o conceito das operações nas missões de paz. 
Nunca os Capacetes Azuis foram tão atacados como hoje, quando o mundo se encontra atolado num número recorde de crises. 
Perante esta situação, o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon pediu a Ramos Horta para liderar um grupo de especialistas para repensar as operações de manutenção da paz. 
O ex-Presidente do Timor Leste começou a trabalhar esta semana com o grupo de peritos, que irá tentar identificar formas de melhorar essas operações em todo o mundo e obter dos doadores um maior apoio, quer em soldados quer em dinheiro. 
«A situação das operações de manutenção da paz no seu conjunto mudou drasticamente para pior em alguns aspetos», afirmou Ramos Horta. 
Nos conflitos que assolam o mundo, o número de grupos de bandidos armados explode, as instituições estatais colapsam e os Estados membros da ONU querem reduzir o custo das missões, lamenta o Nobel da Paz. «A ONU tornou-se o bode expiatório para o fracasso coletivo da comunidade internacional em antecipar novos e complexos desafios que não existiam há quinze anos», afirmou Ramos Horta. 
Boa sorte para esta missão!
Ler mais em:
http://tempsreel.nouvelobs.com/monde/20141121.OBS5745/l-onu-recrute-un-prix-nobel-pour-repenser-le-maintien-de-la-paix.html

1 comentário:

APS disse...

No mínimo, foi uma escolha inteligente. De um Secretário-Geral (da ONU) que não tem primado pelas declarações clarividentes, nem pelo carisma, nem mesmo pelas decisões...