Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 31 de março de 2015

Leituras no Metro - 206

Lisboa: Tinta da China, 2015

Um livro de homenagem a Medeiros Ferreira, que é mais um livros de memórias daqueles que com ele conviveram. O livro lê-se muito bem e é interessante porque a personagem também o era. Só a organização do livro é que é um pouco ridícula, para não dizer parola. Em vez de arrumarem os depoimentos por ordem alfabética, não: Presidentes da República, Presidentes da Assembleia da República; Presidentes do Governo Regional dos Açores; Testemunhos. E estes então estão ordenados por ordem alfabética. :)

«Notáveis são [...] as comparações que Medeiros Ferreira fez dessa "Europa das chancelarias" com o Império Austro-Húngaro, cujo final não foi brilhante", e com o Sacro Império Romano-Germânico:

Porque no século XIX o Império austro-húngaro tornou-se burocrático e torou-se decadente do ponto de vista económico, com um desenvolvimento desigual entre os seus territórios. Só acordou da letargia com a I Guerra Mundial, que levou ao seu desmembramento. A outra comparação que faço é com o Sacro Império romano-germânico. Na prática, terminou em 1648, com a paz de Westefália, mas o Imperador ficou com os títulos até apanhar com uma carga de pancada do Napoleão em Austerlitz. A União Europeia pode desaparecer sem a gente dar por ela. Podemos vir a assistir a uma diminuição do papel da UE sem que ela desapareça.

Sem dúvida uma derradeira e brilhante lição de história comparada.» (Do depoimento de Alfredo Barroso, p. 72; as citações de MF são de uma entrevista que este deu a Miguel Gaspar.)


2 comentários:

APS disse...

Curiosamente, nunca fui muito à bola, do ponto de vista político, com Medeiros Ferreira... Achava-o evasivo e ambíguo. Um pouco, também, como o insular Amado, PS, tão adorado pelos pêessedês, como o Catroga - decerto por algumas razões substantivas.
Bom dia!

MR disse...

Acho que Medeiros Ferreira não tem nada a ver com o Luís Amado. Apesar de eu até gostar de LA, Medeiros Ferreira era uma inteligência e de uma argúcia política fora do comum. Ele próprio achava que, neste ponto, só era batido por Mário Soares. :)
Bom dia!