Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 10 de abril de 2015

LisbonWeek 2015: Alvalade - 1

O arquiteto Nuno Teotónio Pereira vive no Bairro de S. Miguel, em Alvalade. Alvalade engloba agora, para além da antiga freguesia de Alvalade, as do Campo Grande e  de São João de Brito e parte da de São João de Deus.
Alvalade foi este ano escolhida para as visitas do LisbonWeek que hoje começa e se estende até 18 de abril.

O LisbonWeek vai explorar esta freguesia através de 11 visitas culturais e 12 exposições, numa viagem que irá ao encontro de edifícios emblemáticos que fazem parte do nosso dia-a-dia mas cuja relevância ainda é, por muitos, desconhecida. Esta edição vai desvendar segredos de espaços marcantes como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Reitoria da Universidade de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade (Palácio Pimenta), o Museu Bordalo Pinheiro, o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil ou o Complexo dos Coruchéus.
Através de visitas culturais diárias, os visitantes vão poder conhecer as perspetivas históricas, arquitetónicas e artísticas de cada um destes locais. Os passeios no autocarro LisbonWeek irão mostrar um outro olhar sobre o plano urbanístico do bairro de Alvalade. A visita “Lisboa Moderna”, com curadoria de Ana Tostões, irá ao encontro dos principais pontos de Alvalade, contando a história do bairro, dos seus edifícios mais representativos e da sua evolução.
Já a visita de autocarro “Porfírio Pardal Monteiro”, com curadoria de João Pardal Monteiro, vai explorar a obra de Porfírio Pardal Monteiro por toda a cidade. Haverá ainda uma visita, a pé, ao Jardim do Campo Grande, delineada por José Sarmento de Matos. Como grandes momentos de programação, o LisbonWeek destaca quatro exposições e a estreia de uma peça de teatro, no mínimo, original:
Porfírio Pardal Monteiro – Arquiteto de Lisboa, com curadoria de Ana Tostões e João Pardal Monteiro, pode ser vista na Biblioteca Nacional de Portugal, uma oportunidade única para saber mais sobre a vida e obra de um dos mais importantes arquitetos portugueses;
Encontrar Maria Keil expõe, na Estação de Metro de Alvalade, alguns dos mais notáveis trabalhos de azulejaria da pintora Maria Keil.
Urban Sketchers dá-nos um olhar diferente sobre o quotidiano de Alvalade, pelas mãos do Grupo Urban Sketchers, que durante janeiro e fevereiro captaram o ambiente, as cores e a vida deste bairro. Os desenhos estarão expostos na Reitoria da Universidade de Lisboa;
Vanguarda é uma exposição de fotografia que nos mostra o dia-a-dia de Alvalade nos anos 50 do século passado. As imagens para este regresso ao passado foram disponibilizadas pelo Arquivo Municipal de Lisboa, e podem ser vistas no Centro Comercial Alvalade.
E Morreram Felizes Para Sempre, uma peça de teatro imersivo que decorre num edifício de dois andares no Hospital Júlio de Matos. Este espectáculo, da autoria de Nuno Moreira e direção de atores de Ana Padrão, permitirá ao visitante interagir com o espaço e descobrir as estórias dentro da história – um cross over entre a tragédia amorosa de Pedro e Inês de Castro e a invenção da lobotomia, por Egas Moniz, proposto para Prémio Nobel (acabaria por ganhar) no primeiro Congresso Internacional de Psicocirurgia, que decorreu neste hospital, em 1948.
O Mercado de Alvalade, por seu lado, receberá a “Feira da Buzina”, organizada em Portugal pela Taiga, uma forma diferente de comprar e vender antiguidades, roupas e acessórios... na bagageira de um carro. 
A exposição “Porfírio Pardal Monteiro – Arquiteto de Lisboa” ficará patente até 1 de junho na Biblioteca Nacional de Portugal.
Para ver a mostra “Encontrar Maria Keil” é necessário possuir bilhete de acesso ao metro.

«aos domingos dava um giro pelo Campo Grande…»
Mário de Sá Carneiro

4 comentários:

MLV disse...

Verei se consigo espreitar o LisbonWeek, no bairro que até há dias deixou de ser o meu.

MR disse...

:)

ana disse...

Muito interessante. Gosto desse bairro.
Boa noite. :))

MR disse...

Eu tb. Vive-se bem nele.
Bom dia!