Prosimetron

Prosimetron

sábado, 11 de abril de 2015

Primavera de 1945 - 1


Na Alemanha estreou anteontem o filme "Elser" da autoria do realizador Oliver Hirschbiegel (A queda, 2004). Anteontem, a 9 de Abril, decorridos setenta anos após a morte de Georg Elser. Quem foi este herói desconhecido?
Poucas semanas após o início da Segunda Guerra Mundial, tornou-se manifesta a superioridade da exército alemão. A população apoiava cegamente Hitler e o regime nazi. Apenas alguns cidadãos opuseram-se à tendência generalizada. Georg Elser, carpinteiro de 36 anos, não se conformava com as ambições bélicas do regime e decidiu levar a cabo um atentado contra Hitler. Um explosivo, escondido na cerverjaria Bürgerbräukeller de Munique, deveria pôr fim à vida do Führer e da "elite" na noite de 8 de Novembro de 1939.
Desnecessário referir que o atentado falhou. Hitler que assinalava o golpe de Estado de 1923 neste local, abandonara a cervejaria poucos minutos antes, com vista a regressar a Berlim de comboio. Elser foi capturado na mesma noite, próximo da fronteira com a Suíça. Deportado para o campo de concentração de Dachau, aí permaneceu até 9 de Abril de 1945. 
Nessa data, escassos dias antes do fim da guerra portanto, foi assassinado por ordem de Himmler.

2 comentários:

MR disse...

Espero que estreie por cá.
Bom domingo!

ana disse...

Quero ver este filme. A derradeira "mão" de Himmler causa alguma revolta.

Bom Domingo.:))