Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Boa noite!


Leonard Cohen conheceu Suzanne Verdal nos inícios dos anos 60 em Montreal.  
Texto de Leonard Cohen para o álbum Greatest hits: «Tudo aconteceu exatamente como eu descrevi. Ela era casada com um homem que eu conhecia. A hospitalidade dela era imaculada.»
Leonard a Harry Rasky (1979): «Uma velha amiga minha, que se chamava Suzanne, convidou-me para a sua casa à beira-rio... A pureza daquele acontecimento não foi conspurcada por nenhuma carnalidade. A canção é quase uma reportagem... Mas foi esse o primeiro passo para a escrita da canção. Foi como se ela me tivesse entregado a semente da canção.»
Em 1967 Suzanne Verdal muda-se para São Francisco e ouve aí pela primeira vez «Suzanne» na voz de Judy Collins e conta que foi como se alguém estivesse a ver a vida dela à lupa.


5 comentários:

bea disse...

Saber as origens da composição não lhe retira qualidade. É uma balada muito bonita que resultou de um encontro. Quem sabe há uma Suzanne na vida de cada homem e até de cada mulher:). Os poetas não inventam, dizem.

Miss Tolstoi disse...

Há muitos anos pensei que esta canção lhe tinha sido inspirada por Suzanne Elrod, mas depois soube da existência de Suzanne Verdal (ainda antes de ler a biografia de Sylvie Simmons). Uma belíssima canção.

Rui Luís Lima disse...

A célebre Suzanne, cuja canção escutei o Leonard Cohen a cantar, acompanhado pelo público em Cascais, todos com os "bics" acessos a iluminar a noite. Desconhecia a história deste encontro, que originou um dos mais belos poemas de um enorme poeta chamado Leonard Cohen:-)
Uma boa tarde!

Maria disse...

Mr. Cohen era um homem de muitas mulheres, mas com predominância das anne: a Marianne (todos conhecem a história) e as duas Suzanne (esta da canção e a outra que lhe deu dois filhos).
Digamos que foi um homem que amou muito e foi muito amado - e ainda é :))
🌻

MR disse...

Vai ser lido, ouvido e amado por seus muitos fãs.
Bom dia para todos.