Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Para ler - 3

Paris: Pélican éditions, 2019

O Sena foi uma fonte privilegiada de inspiração para muitos artistas. 
Graças aos avanços técnicos nas cores, os artistas das décadas de 1860 e 1870 conseguiram montar os seus cavaletes ao ar livre, deixando que as suas diferentes sensibilidades se expressassem nas telas - 'nascia' o movimento impressionista.
Mais de mil pinturas foram inspiradas pelas margens e arredores do rio Sena: portos, vilas, pontes, barcos, veleiros, natureza, a vida ao longo das margens, a própria vida desses pintores, ligados por profundas relações de amizade.
Este livro de Monique e Georges Lucenet propõe-nos passeios pelos locais que ficaram imortalizados em obras de pintores impressionistas.
Gostava mesmo de fazer uns passeios destes.

4 comentários:

PNLima disse...

Que prazer deve ser desfolhar este livro. Encontraremos sempre sítios por onde já andámos, onde também parámos e só não pintámos porque as duas mãos esquerdas não o deixaram fazer :-)
Boa tarde

Miss Tolstoi disse...

Subscrevo o comentário de PNLima. E também encontraremos locais onde vamos querer ir, mesmo que seja só em pensamento.
Boa tarde!

Rui Luís Lima disse...

Viajar pelos locais dos impressionistas é navegar no tempo. Recordo-me de num filme do inicio do cinema, que vimos no Jacquemar-André ser possível descobrir alguns destes pintores a trabalhar à beira-mar, mas também no interior de um pequeno bote (e eram dois) bem longe do areal.
Eles são fascinantes e o livro faz de certeza uma bela homenagem a estes génios, convidando-nos a passear ao longo do Sena.
Muito boa tarde!

MR disse...

Claude Monte pintou o seu Impression, soleil levant numa varanda no Havre, a olhar o Canal da Mancha, ali onde o Sena desagua.
Não li o livro, mas de certeza que o primeiro dos primeiros deve lá estar.
Bom dia!