Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de outubro de 2020

Livros de cozinha - 120

Sabiam que há um Dia Mundial das Massas? Eu, não! E é hoje!

Há centenas de livros de receitas sobre massas e pastas. Percorri as prateleiras com livros de cozinha e encontrei estes, não tendo tirado os que se referem a cozinha italiana no geral: 

[Porto: Emp. O Primeiro de Janeiro 1967]
Pensava que tinha este livro, mas não o encontro.
Imp. Porto: Lito Maia, [1958]
É da autoria de Adelina Ludovico.
Lisboa: Ática: Círculo de Leitores, 1977.
De Luigi Carnacina.
Este livro traz umas páginas com «os vinhos aconselhados» (em 1977) para acompanhar massas. Só escolhi a página dos brancos. 

Lisboa: Caras, imp. 1999.
É da autoria de Robyn Martin.
Porto: Jornal de Notícias, D.L. 2000
Da autoria de Alícia Gallotti.

Sou uma grande apreciadora de cozinha italiana. Hoje vai haver uma pasta para o jantar, nem que seja esparguete.Quanto ao vinho será um branquinho, nenhum dos aconselhados acima porque não tenho nenhum deles - também não escolheria Lancers. Talvez um espumante. Veremos...

Bom almoço! Bom jantar!

5 comentários:

APS disse...

Alguns destes vinhos já não existem. O Pasmados (que eu já não bebo há muito e está caro) seria uma boa escolha. Mas o Serradayres (tinto ou branco, consoante o acompanhamento) ou o Meia Encosta, eram boas opções.
Temos reincidido, ultimamente, em massas frescas, com gosto e proveito.
Bom jantar!

bea disse...

Massa e arroz são dos poucos alimentos que me caem bem:).

Isabel disse...

Não sabia que havia um dia da massa.
Adoro massa, com molhos saborosos.

Boa noite:))

PNLima disse...

Na casa dos meus pais havia o 3º livro que mostra (não sei que destino teve...). Gostei de ver os vinhos, alguns conheço, outros nem por isso. O Lancers provei em miúda, acho eu (ou dei a uma vizinha que já o apreciava), numa visita às caves que a escola primária fez, nesta altura de outono, para vermos como se faz o vinho. Também fomos ver o pão, mas para isso bastou uma ida à padaria principal de Algés, onde o mesmo era feito e distribuído em massa ou cozido para as outras padarias da zona.
Bom dia

MR disse...

Também tenho comprado umas massas frescas e são melhores, mas normalmente como das secas. Gosto de todo o tipo de massas exceto gnocchis. Com quase todo o tipo de molhos e queijo. :)
Boa tarde para todos.