Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de julho de 2010

Salzburgo e o seu festival


O Festival de Salzburgo festeja este ano o seu 90º aniversário.
Seus fundadores, , Hugo von Hofmannsthal, Max Reinhardt e Richard Strauss, conceberam este projecto ainda durante a Primeira Guerra Mundial, com o objectivo principal de estabelecer paz entre os povos europeus inimigos. As jornadas culturais, iniciadas a 22 de Agosto de 1920, destinar-se-iam a combater conflitos, mas também a perda de valores e da identidade do indivíduo e de um povo inteiro. Enfim, um mal-estar social que infelizmente nos é tão familiar nos dias de hoje...


Por ocasião dos 90 anos de existência de um dos mais importantes festivais no panorama musical clássico, foi inaugurada uma exposição em vários locais de Salzburgo no passado dia 17 de Julho, sob o título Das grosse Welttheater (O grande teatro mundial) que, numa retrospectiva, recorda os highlights das jornadas, ou seja, os grandes nomes de maestros, realizadores, intérpretes e actores que marcaram os Festspiele. Estará aberta ao público até 26 de Outubro.

A edição deste ano segue a tradição (quase) secular, ao dividir-se entre ópera, teatro e concerto (sinfónico e de Lied). O elo de ligação entre os três géneros é, desta vez, a mitologia. A estreia mundial da ópera Dionysos de Wolfgang Rihm centra-se em textos de Nietzsche. Outras produções, há muito aguardadas, serão Elektra de Richard Strauss, baseada na tragédia antiga na versão de von Hofmannsthal, bem como Orfeo ed Euridice de Gluck, e Lulu de Alban Berg com a extraordinária soprano francesa Patricia Petibon no papel principal. Anna Netrebko dará uma Juliette seguramente inesquecível.

Festival de Salzburgo (Salzburger Festspiele), de 25 de Julho a 30 de Agosto



Imagens: Salzburgo; os fundadores Richard Strauss, Max Reinhardt, Hugo von Hofmannsthal; Patricia Petibon

2 comentários:

Jad disse...

Programa atractivo...

ana disse...

É interessante o programa. Pensámos em ir um dia a Salzburgo mas optámos por Viena por ser mais perto de Budapeste.
Uma semana passa muito depressa.


Bom Verão!