Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Wolfboy


Está em cena nos "Trafalgar Studios" em Londres até ao final deste mês o musical "Wolfboy", sobre dois adolescentes detidos num sanatório; Bernie, o típico "golden boy", por tentativa de suicídio; David, um meliante de rua, por se julgar um lobo. A relação que se vai criando entre os dois cruza-se com as visitas do irmão do primeiro e com a jovem enfermeira que os assiste (e que se envolve com o irmão, com o dilema ético associado). A peça lida com temas de desajuste, abuso, solidão e demência, com a vertente musical particularmente bem conseguida; baseia-se numa peça do canadiano Brad Fraser, e entrou para a "história" do entretenimento contemporâneo por ser a primeira interpretação em palco de Keanu Reeves (em 1984).

A adaptação musical tem música e letra de Leon Parris, com libretto de Russell Labey, que também dirige. Apresentada o ano passado no teatro Tabard em Chiswick, foi estreada no Fringe Festival de Edinburgo e chegou ao West End para uma temporada limitada no início de Julho.

O elenco conta com Daniel Boys (recentemente visto em "Avenue Q"), Gregg Lowe, Paul Holowaty e Emma Rigby.

Paul Holowaty (David) e Gregg Lowe (Bernie)

O musical funciona muito bem; cativa a audiência, choca e arrepia q.b., e as vozes estão geralmente à altura do desafio, sendo que no dueto entre Boys e Lowe os pulmões do primeiro tendem a ofuscar os talentos do segundo (sendo que as actuações são uniformemente sólidas). O espaço, um estúdio em que a audiência está literalmente a um passo dos actores, ajuda a criar um ambiente de proximidade e alguma claustrofobia; os diálogos são bem conseguidos e as músicas são muito boas. Existem alguns pequenos ajustes que se poderiam fazer para melhorar a peça como um todo (a inexistência da médica com quem o irmão conversa e que ajuda ao entendimento dos problemas cria alguma descontinuidade na história) mas como nota final é um musical altamente recomendado.


O CD felizmente existe; infelizmente tem apenas quatro canções; está disponível na Dress Circle (http://www.dresscircle.co.uk/).

3 comentários:

MR disse...

E infelizmente termina no final do mês. :)
Bom dia!

ana disse...

Apercebo-me que deve ser um musical a não perder... fica pelo menos a sua informação e futuras pesquisas para me cultivar.
Obrigada. :)

LUIS BARATA disse...

A Dress Circle- local de perdição! O melhor é ir com o dinheiro contado...