Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Regresso a "Flicker Alley"

Loja em Cecil Court com as placas das antigas empresas cinematográficas, começando com a Gaumont em 1904.

Esta semana descobri que Cecil Court, junto a Trafalgar Square, em Londres, era o antigo "Flicker Alley", a estreita rua que servia de base às empresas cinematográficas nos inícios do cinema mudo.

Até dia 31 decorre o "Cecil's Court Flicker Alley Festival", em que se apresentarão vários filmes, incluindo a primeira versão de "Alice no País das Maravilhas", realizada em 1903. Durante esta semana, as lojas (hoje essencialmente alfarrabistas, com variantes de esoterismo, uma livraria italiana, lojas de coleccionismo, etc.) engalanaram-se em tons de cinema: cada loja afixou na montra quem era o locatário cinematográfico no início do século XX, permitindo uma viagem pelas Biograph, Gaumont, Vitaphone e outras referências das origens do cinema. Mais detalhes da programação em http://www.cecilcourt.co.uk/ .

Como curiosidade, este "Flicker Alley" é dado como origem de um dos locais das histórias de Harry Potter, "Diagon Alley".

5 comentários:

ana disse...

Interessante!
Bom dia.

MR disse...

Um local de memória.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Há +/- 15 anos, Cecil Court era passagem obrigatória para qualquer cinéfilo. Algumas lojas desapareceram, da mesma forma que a saudosa livraria em Great Russel Street. Enfim, tudo é efémero

João Soares disse...

Olá Filipe,
Lembro-me bem dessa loja de Great Russell St., e de uma fotografia da Gene Tierney em particular.
Abraços!

Miss Tolstoi disse...

Gostei deste post porque conheço mal estes meandros londrinos.