Prosimetron

Prosimetron

domingo, 23 de outubro de 2011

Cartas de Istanbul - 4


Hoje fiz as três viagens da City Windows Travel. Uma circundando o Corno de Ouro, a segunda a Península Imperial, visitando os principais pontos ligados ao Império e, por fim, a viagem da noite, que repetia parte do programa mas com outra visão - a da Luz. Duas delas incluíram a travessia da primeira ponte sobre o Bósforo. E era esse o programa que mais me interessou no da noite: ver o Istanbul Europeu da parte asiática.
A meio a viagem começa a dar uns pequenos saltos comparada com a da tarde, pensei que era um percurso um pouco diferente. Mas a narrativa continuava a mesma do percurso Imperial. O guia, sem qualquer explicação, vem junto de cada um e pede os auscultadores e ordenadamente lá os fomos dando, continuando a viagem sem pio. Passada a ponte, diz o guia: "Make a stop to make photo of the bridge".
E qual não é o espanto de todos e o autocarro mete por uma ruas mais singulares. Junto de um cemitério tem de fazer uma manobra complicada para voltar o autocarro em sentido contrário. A americana que estava junto de mim tapava a cara para não ver....
Mas o autocarro lá parou. E o jovem turco, num americano mais veloz do que o super homem, só dizia "follow me". E levou todo o grupo para o Terraço de um Café, num jardim, realmente com uma linda vista sobre a ponte. Informa que são 20 minutos de pausa. Todos se sentam, tomam um café, comem um bolo. O jovem vem até um pavilhão que ficava junto da entrada e senta-se numa mesa, com o condutor do autocarro e comem um pequena refeição de graça. Era a hora do jantar e tinham de trabalhar até à 01.00 H.
Quase que poderia ter sido um desenrascanço à portuguesa, mas foi um desenrascanço à turca.

4 comentários:

MR disse...

Todos os países pobres têm de ser desenrascados.

MR disse...

E vivem de expedientes, o que é horrível.

Miss Tolstoi disse...

Que maravilha!

Miss Tolstoi disse...

Boa viagem!