Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fevereiro, 22 - Diário

Às vezes os animais compreendem-nos melhor que as pessoas, e nós?
x
Carlos Bottelho(1964-), Florbela Espanca


22 [Fevereiro] - O olhar de um bicho comove-me mais profundamente que um olhar humano. Há lá dentro uma alma que quer falar e não pode, princesa encantada por qualquer fada má. Num grande esforço de compreensão, debruço-me, mergulho os meus olhos nos olhos do meu cão: tu que queres? E os olhos respondem-me e eu não entendo... Ah, ter quatro patas e compreender a súplica humilde, a angustiosa ansiedade daquele olhar! Afinal... de que tendes vós orgulho, ó gentes?...


Florbela Espanca, Diário do último ano, Lisboa: Bertrand editora, 1998, p.49 (edição fac-similada com prefácio de Natália Correia)

7 comentários:

MR disse...

Ana,
As datas de nascimento servem para diferenciar pessoas com o mesmo nome. Este ainda por cima tem o nome de um grande pintor português que viveu entre 1899 e 1982. Assim, sugerir-lhe-ia que colocasse Carlos Botelho (1964-). Apenas uma sugestão para não confundir as pessoas.

Anónimo disse...

É que este é Carlos Bottelho, com dois "TT"... não é só Carlos Botelho

Miss Tolstoi disse...

Pelas alminhas!
"O olhar de um bicho comove-me mais profundamente que um olhar humano." A mim, não! E espero que isso nunca aconteça. Gosto imenso, imenso, do ser humano.

"Às vezes os animais compreendem-nos melhor que as pessoas"... Também espero que isto nunca me aconteça, por várias razões que não vou explanar aqui.

ana disse...

MR,
Muito obrigada pela sugestão. Gostei desta Florbela Espanca, da cor e do olhar.
Boa tarde!

Miss Tolstoi disse...

Também não sabia que havia dois Carlos Botelho pintores. Coisa de mau gosto. O senhor nascido em 1964 poderia ter arranjado outro nome, para além dos dois TT (de acordo com o anónimo).

ana disse...

Miss Tolstoi,
É preciso tentar perceber o que Florbela Espanca sentiria para afirmar o que afirmou.

Pessoalmente, o olhar humano para mim é muito importante como é o dos animais porque gosto muito de animais.
Há pessoas que pela frieza não correspondem ao olhar do animal que nos olha com amor mas isso são outras histórias...
Boa tarde!

Alves Dias disse...

Florbela espanca tem neste retrato de um dos mais belas representações plásticas de que tenho conhecimento. Haveria que discutir a essência da obra e não dos homónimos. Para além do mais nem a obra nem a técnica são confundíveis pois o autor contemporâneo claramente assina - Bottelho. Uma questão menor para a figura que representa Florbela e o seu poema.