Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de dezembro de 2010

Números - 33





20.000


Já todos sabemos que há centenas de milhares de casas por vender na Irlanda, excesso de oferta provocado pela especulação imobiliária que foi uma das causas da presente crise,mas o que se não estava à espera era de milhares de cavalos abandonados, calculando-se que sejam cerca de 20.000.
Passo a explicar: no auge do chamado "milagre económico irlandês", a criação de cavalos, especialmente de corrida, passou a ser vista com um bom negócio e multiplicaram-se os criadores que muitas vezes recorriam ao crédito para transformarem as suas quintas em coudelarias.
Chegada a crise, muitos criadores de cavalos faliram, abandonando os animais muitas vezes por não terem dinheiro sequer para a respectiva alimentação. É hoje, pois, frequente a visão de cavalos abandonados (e esfomeados) mesmo nos arredores de Dublin...
Com o Estado irlandês na situação que sabemos, e as protectoras dos animais sempre com escassos fundos, a solução do problema passará necessariamente pelo abate de uma parte destes animais.

1 comentário:

MR disse...

Triste, além de perigoso.
Na Irlanda, há anos, atravessou-se uma vaca na estrada de noite. Foi um susto.