Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Acabei de ler


Tal como muita gente, sou admirador do realizador e produtor Guillermo del Toro ( do Labirinto do Fauno, por ex. ) pelo que o ano passado decidi ler The Strain/A Estirpe, sua primeira obra literária escrita a meias com Chuck Hogan, nome firmado da literatura de terror. E fiquei convencido de que tinha surgido uma dupla de peso e uma nova mitologia vampírica que era de seguir.
Ontem, li compulsivamente o segundo volume da trilogia, The Fall, e mantém-se o interesse. Este segundo volume até já está traduzido para a nossa língua ( continuo a espantar-me com a velocidade das traduções e edições dos bestsellers ) com o nome de Ocaso e vai ser de certeza um sucesso de vendas tão grande como A Estirpe.
Atenção, esta é uma saga vampírica para adultos, nada de vampiros adolescentes e para adolescentes que é o que tem dominado o mercado ad nauseam nos últimos anos. Aqui cruza-se a ciência com a história da Segunda Guerra Mundial, os livros e culturas antigas com a vida contemporânea e há uma nova perspectiva sobre a origem dessas fascinantes criaturas da noite que só bebem...sangue.
E há sempre a esperança que o Del Toro converta estes tomos em filmes, já que a narrativa é fantasticamente cinematográfica.

4 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Não me convence.

ana disse...

Luís eu gostei bastante do filme o "Labirinto do Fauno", mas nunca li nada dele... E vampiros não sei se me atrai.
Há uns anitos li um escritor americano cinematográfico, Paul Auster, hoje não sei se o leria. No entanto, tem algumas histórias interessantes.

LUIS BARATA disse...

Bem, eu tenho um fraquinho por literatura de terror, mas não propriamente pelas sagas Twilight e afins.

MR disse...

Se aparecer em filme, talvez...