Prosimetron

Prosimetron

sábado, 1 de setembro de 2012

O esplendor de um império


A cidade de Magdeburgo na Saxónia-Anhalt convida a uma exposição fascinante, intitulada “Otto der Grosse und das Römische Reich. Kaisertum von der Antike zum Mittelalter” ("Otão o Grande e o Império Romano. O Império da Antiguidade à Idade Média”). Esta grande personalidade da História do Ocidente, já em si digna de destaque, merece uma atenção especial durante este ano, uma vez que se comemoram os 1100 anos do nascimento de Otão e os 1050 anos da coroação como Imperador. O império que daí se constituiu e viveu sob várias designações, sendo a designação do século XV “Sacro Império Romano – Germânico” a mais frequente, prevaleceu formalmente até 1806, como é do conhecimento geral.   


A exposição pretende acompanhar e analisar o conceito imperial, como fio condutor, desde a Antiguidade aos dias de Otão, cujo novo império se propunha seguir a tradição romana. As 350 obras de arte testemunham a evolução da ideia e do ideal imperiais desde César e Augusto, passando por Constantino e pela crescente influência cristã, atravessando o domínio de Bizâncio no século VI e culminando em Carlos Magno que renova o poder imperial, centrado a norte dos Alpes. “Otto Imperator”, assim o selo oficial o proclama, consolida definitivamente esta nova hegemonia com sede na Europa Central, sete anos após a vitória sobre os húngaros na célebre batalha de Lechfeld (Augsburgo/Baviera). A coroação pelo Papa João XII a 2 de Fevereiro do ano de 962, confere ao poder terrestre a legitimidade divina no entender de Otto que, tal como Carlos Magno, assume uma função de protecção a favor do papado.

Ao espólio da exposição, pertencem estátuas e bustos da Antiguidade, objectos bélicos, bíblias e muitas outras obras que simbolizam o estatuto imperial ao longo de vários séculos (ver imagens). Magdeburgo e o Estado da Saxónia-Anhalt rendem-se assim ao seu filho, Otão o Grande, através desta magnífica mostra que terminará a 9 de Dezembro.

5 comentários:

MR disse...

Deve ser magnífica.

Jad disse...

Se me sair o Totoloto... Ou se pagarem o que me tiram no ordenado... Mas deve ser magnífica.

LUIS BARATA disse...

Apetitosa!

ana disse...

Bom dia Filipe,
Deve ser muito interessante!:)

MR disse...

Eu também se me sair o Euromilhões... vou ver esta e outras. :)