Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 2 de julho de 2008

70 anos dos comics: A Golden Age

"Action Comics" #1, Junho de 1938


A Banda Desenhada nos Estados Unidos tem sido classificada em várias "Eras": a mais emblemática, que se considera a génese do género, foi a Golden Age, que viu a introdução de personagens que ainda hoje lideram as tabelas de preferência do público (e a rendibilidade do meio, seja sob a forma de livros, seja sobre as suas adaptações ao cinema ou outras formas de arte).

A Golden Age, segundo a maior parte dos estudiosos, nasce com a publicação pela DC Comics da primeira revista "Action Comics", a 14 de Junho de 1938: nesta data, nasce para o mundo o Super-Homem, produto da imaginação de Jerry Siegel e Joe Schuster, que virá a dominar o panteão de personagens da indústria nos 70 anos seguintes.

Como curiosidade, a génese data de 1933, com uma história de ambos os autores chamada "Reign of the Super-Man". Demoraram cinco anos para conseguir um editor. Muitos dos elementos da mitologia provêm do cinema: os títulos são inspirados pelos cartazes de King-Kong de 1993; Shuster said in 1983. Muitas das referências foram identificadas por Joe Schuster em entrevista: "Jerry created all the names. We were great movie fans, and were inspired a lot by the actors and actresses we saw. As for Clark Kent, he combined the names of Clark Gable and Kent Taylor. And Metropolis, the city in which Superman operated, came from the Fritz Lang movie, which we both loved". Como nota mercantilista, os autores venderam os direitos ao personagem por $130 em 1938; as polémicas e processos sucederam-se, tendo os autores recebido uma pensão anual de $20.000 em 1975 pela Warner, ao ser tornado público que viviam na miséria. Existem até hoje disputas legais sobre os direitos (já com os herdeiros, ambos os autores morreram na década de 90).

No encalce de Super-Homem, a DC viu nascer Batman (Maio de 1939, na revista "Detective Comics"), Robin (1940), Flash (1940), Green Lantern (Lanterna Verde, 1940), Wonder Woman (Mulher Maravilha, 1941) ou Aquaman (1941). Lançados e reinventados ao longo dos anos, continuam a ser cabeças de cartaz do editor.

Em 1939, nasce a Timely Comics (o primeiro título data de Outubro de 1939, chamado "Marvel Comics"), que se transformará na "Casa das Ideias" sob o nome do primeiro livro: o seu leque inicial inclui o Capitão América, o Tocha Humana e Namor. Em Fevereiro de 1940, a Fawcett Comics lança o Capitão Marvel (Shazam), que nos anos 40 batia as vendas dos títulos de Super-Homem; mais tarde virá a integrar o panteão da DC.

Investigação por PhDs nos EUA e publicada no "Overstreet Guide" de 2008 sugere alternativamente 1932, por ser a data em que a Standard Oil introduz banda desenhada em livros para promover a venda de combustível, sendo rapidamente imitada pela Gulf Oil -- as petrolíferas, patronas da arte... - ou 1929, data da primeira publicação de "Funnies", livro de "quadradinhos" com material original. Outra data sugerida é 1933, por ser a introdução do formato que passou a ser tradicional dos "comics".

O fim da Golden Age marca-se em torno a 1950 - com vendas em declínio, a Timely Comics cancela os seus 3 principais títulos; A DC termina as suas aventuras da JSA em "All-Star Comics" na mesma altura.

Sem comentários: