Prosimetron

Prosimetron

sábado, 5 de julho de 2008

Grandes filmes (esquecidos?): 9 - Sweet Bird of Youth


"Sweet Bird of Youth" está naquela fronteira temporal que marca o fim da minha "era dos filmes que valia a pena ver"; depois de 1960 para mim passaram a contar-se pelos dedos das mãos os grandes filmes (e.g., "The Lion in Winter", "The Sound of Music", "My Fair Lady"), até os anos 80 voltarem a iluminar os écrans.

"Sweet Bird of Youth" é de 1962; realizado por Richard Brooks e produzido por Pandro S. Berman, é uma adaptação de uma peça de Tennessee Williams. O enredo gira em torno a Chance Wayne, um jovem meliante (interpretado por Paul Newman), que regressa à sua terra natal à procura da namorada de juventude, a sua grande paixão (Heavenly, interpretada por Shirley Knight). Mas o jovem não vem sozinho - vem como acompanhante de uma estrela de cinema em declínio, Alexandra del Lago, aliás princesa Kosmonopolis (Geraldine Page, esplendorosa na sua decadência de estrela esquecida). Rapidamente se revela que Chance tinha sido expulso pelos poderes da cidade, cuja eminência máxima é o pai de Heavenly. Os antigos rancores não estavam enterrados e regressam with a vengeance, perante o olhar da Princesa que sustenta o jovem Chance... até um ponto. O final é Hollywoodesco, o que é uma pena - a crueza do final da peça é muito mais... inesquecível.
"Sweet Bird of Youth" foi nomeado para 3 Óscares (incluindo Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária), tendo conquistado Melhor Actor Secundário para Ed Begley, que faz de pai de Heavenly. Geraldine Page ganhou o Globo de Ouro de Melhor Actriz (e Newman foi nomeado para Melhor Actor).

1 comentário:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Excelente filme e óptima adaptação de TW. Quanto a 1960 e ao fim da era de bons filmes,não sejamos tão radicais...