Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Grandes filmes (esquecidos?): 8 - Mildred Pierce


"Mildred Pierce" é um drama / film noir de 1945. Realizado por Michael Curtiz (o mesmo de muitos filmes de aventuras de Errol Flynn, como "Captain Blood", "O Gavião dos Mares" ou "As Aventuras de Robin dos Bosques", e "Casablanca"), é o primeiro filme interpretado por Joan Crawford na Warner, depois de sair da MGM.

O filme é narrado por Mildred Pierce (Joan Crawford), começando com um homicídio: a última palavra proferida pelo morto é... "Mildred...". O morto é o segundo marido desta Mildred Pierce, que é presa pela polícia - origem de uma sequência em flashback, que narra a vida difícil da protagonista. Com um casamento infeliz, divorcia-se e fica com a custódia das duas filhas; o único emprego que consegue é de empregada de mesa, facto que esconde da filha mais velha, Veda (Ann Blyth), mimada e que considera ter direito a ver todos os seus caprichos satisfeitos pela mãe. Com muito esforço, Mildred abre o seu próprio restaurante e começa a ter algum sucesso - marcado pela tragédia da morte por doença da filha mais nova. Veda passa a ser o ponto fulcral da vida de Mildred; no entanto, a filha tem tanta vergonha do passado da mãe que Mildred contempla casar pela segunda vez para subir socialmente. Resulta mal; o segundo marido e a filha conspiram... O segundo marido revela-se uma sanguessuga e Mildred perde o seu negócio. O final é digno do melhor noir.

"Mildred Pierce" obteve seis nomeações para os Óscares da Academia, tendo Joan Crawford conseguido o seu primeiro (e único) prémio.

Sem comentários: