Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 1 de julho de 2008

Marlon Brando (3 de Abril de 1924 - 1 de Julho de 2004)


O que dizer sobre Marlon Brando?
  • O seu Stanley Kowalski, bruto de camisa rasgada, violento com Blanche Dubois, com o grito de "Steeellllaaa!" em "A Streetcar Named Desire / Um Eléctrico Chamado Desejo" (1951), é reconhecido como um marco de mudança no cinema: em carne viva.
  • O seu discurso nos degraus do Senado Romano, como Marco António, é a mais marcante recordação do vibrante "Julius Caesar" (1953) de Mankiewicz.
  • Em "The Wild One" (1953), deu corpo à rebeldia do jovem americano, antes de Jimmy Dean com os seus rebeldes sem causa.
  • Como estivador-pugilista Terry Malloy em "On the Waterfront / Há Lodo No Cais" (1954), ganhou o primeiro dos seus Óscares.
  • Cantou no musical "Guys and Dolls" (1955), tendo merecido tal elogio que Barbra Streisand o recuperou em gravação para um dueto no seu concerto ao vivo ("I'll Know").
  • Reinventou Fletcher Christian (impossível! o papel de 1935 fora imortalizado por Clark Gable) em "Mutiny on the Bounty / Revolta na Bounty" (1962).
  • Interpretou o muito esquecido e notável filme de John Huston com Liz Taylor, "Reflections in a Golden Eye" (1967).
  • Foi Don Vito Corleone, em "The Godfather / O Padrinho" (1972): "But, now you come to me and you say "Don Corleone, give me justice." But you don't ask with respect. You don't offer friendship. You don't even think to call me Godfather..." (outro Óscar, que famosamente recusou).
  • "Dançou" para Bertolucci um "Last Tango in Paris / Último Tango em Paris" (1973).
  • Foi Jor-El, o pai do Super-Homem, em "Superman - the Movie" (1978).
  • Em "Apocalypse Now" (1979), foi o temível Coronel Kurtz ("the horror... the horror...").
Ao todo, recebeu 8 nomeações da Academia, a última das quais em 1989. Ganhou BAFTA, Globos de Ouro, um Emmy e um Prémio de Actuação em Cannes.

A sua vida pessoal foi igualmente mesmerizante e turbulenta, com 11 filhos, 3 casamentos e múltiplas relações, incluindo alegadamente Marilyn Monroe, Christian Marquand, Cary Grant, Rita Moreno e Rock Hudson. A sua vida familiar nos últimos anos foi tão famosa quanto a sua obesidade, com o filho mais velho condenado pela morte do namorado da irmã Cheyenne e o subsequente suicídio desta (e a morte desse filho mais velho, Christian, no início de 2008 aos 49 anos de idade). Até 2004, manteve uma actividade de desenvolvimento científico alvo de várias patentes nos EUA.

As suas cinzas foram misturadas com as de dois amigos de juventude (um deles o actor Wally Cox) e espalhadas no Tahiti e no Vale da Morte, nos EUA.
"I saw you standing at the gates
When Marlon Brando passed away
You had that look upon your face..."
Advertising Space, Robbie Williams

Sem comentários: