Prosimetron

Prosimetron

domingo, 4 de julho de 2010

Isabel de Aragão, Rainha de Portugal- Retábulo.

Isabel de Aragão filha de D. Pere III, de Aragão, e de D. Constança, de Navarra, tornou-se rainha de Portugal ao casar-se com D.Dinis, em 1282 (1). D. Isabel de Aragão nasceu c. 1269(?) e faleceu a 4 de Julho de 1336, em Estremoz, tendo sido trasladada para Coimbra. Foi canonizada em 1626 pelo Papa Urbano VIII.

O milagre das rosas sobejamente conhecido foi originalmente atribuído à sua tia-avó, Santa Isabel da Hungria. Provavelmente por corrupção da lenda original e pelo facto de as duas rainhas possuírem o mesmo nome e a mesma bondade ele faz parte da nossa memória colectiva e foi largamente difundido nas artes e nas letras.
x
xPormenor do retábulo do Milagre da Rainha Santa Isabel
x

Autor desconhecido, Século XVI [1540-50,], Óleo sobre madeira de carvalho,36 x 29 cmMuseu Nacional de Machado de Castro, Coimbra

"Este pequeno retábulo, considerado o primeiro ex-voto português, foi encomendado por um professor universitário, como forma de agradecer o auxílio da Rainha Santa na cura da paralisia de que padecia uma sua sobrinha, freira da comunidade monástica de Celas.
Nele se representa Santa Isabel com as rosas e o milagre propriamente dito, bem como a sua acção de amparo aos mais desprotegidos. Em plano de fundo, descobre-se uma vista geral de Coimbra renascentista, com destaque para o Paço Real e o Mosteiro de Santa Clara".
(2)


(1)Retirado da História de Portugal de A. H. Oliveira Marques, Vol I, Lisboa:Palas Editores, 1976 (6ª edição)

(2) Retirado do site do Museu Nacional Machado de Castro

O meu Requiem predilecto em memória da Rainha Santa Isabel.



6 comentários:

Margarida Elias disse...

Muito bonito o retábulo.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Belo post!

ana disse...

Obrigada Margarida e Filipe.
Boa noite.

Hoje foi como se estivesse em Lisboa estive a ouvir o Camané no Pátio da Universidade, foi muito bom, guitarra de Coimbra versus guitarra de Lisboa.
Bjs :)

Margarida Elias disse...

Olhando outra vez para o retábulo, fez-me lembrar o de Santa Auta (MNAA). Será do mesmo pintor?

ana disse...

Margarida,
Não lhe sei dizer. Julgo que não se conhece o autor.

Se calhar, este retábulo precisa de uma nova leitura e visão. São as associações de ideias que fazem dos trabalhos de pesquisa verdadeiras pérolas.

Tenho aprendido bastante consigo o que me agrada imenso.
Bom domingo!
:):)

ana disse...

Esqueci-me de dizer que não me recordo da pintura sobre Santa Auta vou ver se encontro.
Obrigada. :)