Prosimetron

Prosimetron

sábado, 10 de julho de 2010

As várias Tilas, de Matilde Rosa Araújo

Nos últimos dias tenho lido muita confusão entre dois livros de Matilde Rosa Araújo: O livro da Tila (saído em 1957 nas edições Os Nossos Filhos, e mais tarde com edições na Atlântida, de Coimbra, e nos Livros Horizonte) e O cantar da Tila: poemas para a juventude (cuja 1.ª edição é de 1967, na Atlântida Editora, vindo mais tarde a ser publicado pelos Livros Horizonte).



PASTOR

Meu cão:
Seus olhos castanhos,
Tamanhos
De compreensão.

Meu cão:
Seus olhos castanhos,
Tamanhos
De mansidão.

Seu nome é Pastor;
Seus olhos castanhos,
Tamanhos
De Amor.


É LINDA!

- Quer esta seda verde, minha Menina?
- É linda!...
- Quer um corte, minha Menina?
- É linda!...
- É para um vestido, minha Menina?
- É linda!...
- Quantos metros quer, minha Menina?
- Quantos metros de mar?
xxxQuero a peça inteira!
xxxMas não a posso comprar...
xxxE é linda!...

As cançõezinhas da Tila, musicadas por Fernando Lopes-Graça, e ilustradas por Maria Keil, um livro mais recente, foi publicado em 1998, pela Civilização, do Porto. acompanhado de 1 cd.

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

E ficou desfeita a confusão. Também gostei de ouvir o que o António Torrado disse sobre ela na rádio.

MR disse...

Não ouvi, mas Matilde era uma boa pessoa, como já aqui o referiu o APS.
E António Torrado também é uma boa pessoa.