Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Primeira Dama das Nove Ilhas

Apesar de achar que já não me surpreendo facilmente, ontem fiquei surpreso com as aventuras de Luísa César no Canadá, coisa que custou uns meros 27.000 euros conforme noticiaram os canais televisivos.
Fiquei também surpreendido com o facto da Dra.Luísa César ser a Conservadora dos Palácios da Presidência dos Açores, mas aqui confesso a minha ignorância: já tinha o cargo antes do marido, Carlos César, ser o Presidente do Governo Regional dos Açores ou é por inerência? Tem alguma importância ser um caso ou outro, convenhamos.
Mas a maior surpresa foi realmente o facto da Dra.Luísa ser de vez em quando encarregada de representar o Governo Regional dos Açores em compromissos oficiais, designadamente no estrangeiro como foi agora o caso no Canadá. Visita esta que só caiu nas bocas do mundo dada a pesada factura associada.
Não havendo previsão alguma na Constituição da República nem no Estatuto dos Açores para tais funções de representação da mulher do Presidente do Governo Regional, fica-se sem saber qual o fundamento jurídico para tais actos.
Aliás, não podendo o Presidente do Governo Regional estar presente em certos actos, não seria natural que se fizesse representar por outro membro do seu governo ou pelo seu chefe de gabinete? Pelos vistos, parece que o costume é mandar a Primeira Dama, devidamente assessorada ( para o Canadá foram 2, todos em executiva naturalmente ).