Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Um livro por companhia

Vão ser tantos, tantos, os livros que não vou acabar de ler... Eu, que os quero a todos, todos, junto de mim!

E esse livro para que é, Apesar do tempo que tive não cheguei a acabar de lê-lo, Não irá ter tempo, Terei o tempo todo, Engana-se, a leitura é a primeira virtude que se perde, lembra-se. Ricardo Reis abriu o livro, viu uns sinais incompreensíveis, uns riscos pretos, uma página suja, Já me custa ler, disse, mas mesmo assim vou levá-lo, Para quê, Deixo o mundo aliviado de um enigma. Saíram de casa (...) Então vamos, disse Fernando Pessoa, Vamos, disse Ricardo Reis. O Adamastor não se voltou para ver, parecia-lhe que desta vez ia ser capaz de dar o grande grito. Aqui, onde o mar se acabou e a terra espera.

Assim acaba Saramago o Ano da Morte de Ricardo Reis.

4 comentários:

MR disse...

Abalançaste-te ao Ricardo Reis? Vale a pena.

APS disse...

Eu já estou naquela fase de querer ter tempo de reler aqueles livros de que gostei muito...

ana disse...

Vou iniciar a leitura deste livro e vou acompanhá-lo com as Odes por sugestão do blogue Literatura e Arte e de uma pessoa que não me conhece mas a quem prezo.
Visite este blogue a evocação a Saramago apresenta a capa deste livro. Comprei o meu há duas semanas mas tenho tido outras leituras.
Gostei do trecho que colocou.

Jad disse...

Fui ver a Literatura e Arte. Conheço bem a Prof. Yvette Centeno a quem estimo.
Boas leituras.