Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 9 de julho de 2010

De Agustina - 12

Nasci adulta, morrerei criança - disse Agustina depois de ter sofrido o AVC que lhe limitou seriamente a vida.

Termino hoje, pelo menos por ora, esta série de citações da nossa maior escritora viva. Uma dúzia que termina, pareceu-me justo perante tudo o que se sabe sobre a vida deles, não com uma citação de Agustina mas com palavras do marido, o advogado Alberto de Oliveira Luís:

Ela estava aborrecida em casa dos pais e pôs um anúncio no jornal, acho que n' O Primeiro de Janeiro, pedindo para se corresponder com uma "pessoa inteligente e culta". Nessa altura, em 1944, eu já estava em Coimbra, no 2º ano de Direito. Respondi ao anúncio e ela escreveu-me. E lá fomos avançando naquelas atitudes de pose que temos nessas idades. Talvez se tivesse convencido de que eu era mais inteligente do que os outros, porque correspondia-se com mais três ou quatro. Acabou por correr com todos.
(...) Fui ter com o meu pai e disse-lhe "vou casar-me". "Quando?", perguntou ele. "Depois de amanhã", respondi-lhe. Nem os meus pais, nem os pais dela foram ao casamento e só conheci os meus sogros muitos meses mais tarde. Ao casamento, que foi na Igreja de Cedofeita, assistiram apenas o irmão e uma prima da Maria Agustina e um amigo meu e a namorada.

( entrevista ao Público, há uns meses atrás)

Achei fascinante este casamento inopinado, contra todas as convenções, no já longínquo ano de 1945 ...

3 comentários:

APS disse...

Interessante.

ana disse...

A história é deliciosa, encantadora...
Agustina Bessa Luís é uma das escritoras que me diz muito, li vários livros dela. Agora, ainda fica mais ao alto na minha consideração, pelo que o Luís contou.

"corresponder com uma "pessoa inteligente e culta".

Às vezes deseja-se isso, trocar impressões com uma pessoa inteligente e culta.:)

Miss Tolstoi disse...

Acho que já aqui disse que não gosto da Agustina-escritora, mas acho graça a algumas das suas atitudes, como esta. Imagino o que teria sido um casamento nesses moldes, em 1945.
Ana, siga o exemplo da Agustina e ponha um anúncio. :)

Je suis pas snob, mais parfois...