Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 6 de julho de 2010

Adeus, Matilde!


Faleceu hoje, aos 89 anos.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1611665
http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/matilde1.htm

BALADA DAS VINTE MENINAS FRIORENTAS

Vinte meninas, não mais,
Eu via ali no beiral:
Tinham cabecinha preta
E branquinho o avental.

Vinte meninas, não mais,
Eu via naquele muro:
Tinham cabecinha preta,
Vestidinho azul escuro.

As minhas vinte meninas,
Capinhas dizendo adeus,
Chegaram na Primavera
E acenaram lá dos céus.

As minhas vinte meninas
Dormiam quentes num ninho
Feito de amor e de terra,
Feito de lama e carinho.

As minhas vinte meninas
Para o almoço e o jantar
Tinham coisas pequeninas,
Que apanhavam pelo ar.

Já passou a Primavera
Suas horas pequeninas:
E houve um milagre nos ninhos.
Pois foram mães, as meninas!

Eram ovos redondinhos
Que apetecia beijar:
Ovos que continham vidas
E asinhas para voar.

Já não são vinte meninas
Que a luz do Sol acalenta.
São muitas mais! muitas mais!
Não são vinte, são oitenta!

Depois oitenta meninas
Eu via ali no beiral:
Tinham cabecinha preta
E branquinho o avental.

Mas as oitenta meninas,
Capinhas dizendo adeus,
Em certo dia de Outono
Perderam-se pelos céus.

Matilde Rosa Araújo (1921-2010)
(De O livro da Tila)

3 comentários:

APS disse...

É uma pena! Era uma boa Senhora e uma grande contadora de histórias.

LUIS BARATA disse...

Também cresci com ela.

Jad disse...

Vai deixar vago o seu lugar na Literatura.