Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de março de 2020

Leituras na quarentena - 11

Lisboa: Planeta, 2019

O autor da saga Millennium juntou as pistas. Stieg Larsson dedicou uma grande parte da sua vida adulta a investigar a extrema-direita sueca.
Quando o autor de Os homens que odeiam as mulheres morreu, há anos que investigava secretamente um mistério que mais parecia ter saído dos seus próprios romances: o homicídio do primeiro-ministro sueco Olof Palme, um dos mais enigmáticos assassínios políticos de todos os tempos. 
Dez anos depois da sua morte, em 2014, o jornalista Jan Stocklassa descobriu os arquivos esquecidos de Larsson: vinte caixas que guardavam as investigações que fizera sobre esse crime. 
Neste livro de leitura absolutamente compulsiva e obrigatória, Stocklassa reúne as peças do puzzle do crime e segue o trilho da intriga, espionagem e conspiração, iniciado por Larsson, numa história tão eletrizante como as da saga Millennium. Ao mesmo tempo, Stieg Larsson – Os arquivos secretos revela o impressionante paralelismo entre a investigação que o escritor levava a cabo, aquilo que escrevia e as personagens que criava nos seus livros, que venderam mais de 80 milhões de exemplares. 
As novas pistas reveladas nestas páginas levaram a polícia sueca a reabrir o misterioso caso do homicídio de Olof Palme, tendo abandonado a hipótese que dava Christer Petterson, um toxicodependente, como o autor do crime. Aguardemos...
Um livro que é um misto de ensaio, jornalismo de investigação e romance de espionagem Muito bom!


4 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Um livro que deve ser bem interessante. Apenas vi a trilogia de filmes e o do David Fincher, mas cada vez estou mais curioso sobre este escritor sueco.
Muito bom dia!

Luisa disse...

Eu li as outras e estou esperansdo poder sair e ler este , se está nas livrarías.
Boa tarde!
Abraço
Luisa

bea disse...

Não li nada. Mas vi os filmes e gostei mais dos originais que da versão americana.

MR disse...

Também gostei mais dos filmes suecos do que do americano.
Boa tarde para todos.