Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de março de 2020

Leituras na quarentena - 7

As leituras de M. Franco:
«Quando não estou bem, o meu companheiro desde hà longos anos é o velhinho Os cadernos de Malte Laurids Brigge. É quase uma devoção. Posso abri-lo em qualquer página e todas as palavras me sabem bem. Não sei explicar, mas mais uma vez me acompanha nesta fase da minha vida.»

Porto: Inova, 1975

Não sei se é esta a edição de M. Franco. É a minha com uma tradução de Paulo Quintela. Aliás foi nas traduções deste professor de Coimbra que li (e continuo a ler) Rilke. 
E a Inova era uma belíssima editora.

Afinal a edição que M. Franco tem é esta:

Coimbra, 1965

4 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Este livro li na Tabacaria de um familiar tal como inúmeros da excelente editora Inova, que por razões que a própria razão desconhece, estavam sempre à venda por lá!

Bom dia!

M,Franco disse...

O meu livro foi comprado em 30-6-66. É uma publicação do Instituto Alemão da Universidade de
Coimbra MCMLV. Do prefácio de Paulo Quintela leio um pequeno parágrafo "Este livro é para
ser aceite, não para ser compreendido no pormenor. Só assim chega tudo a alcançar o tom
autêntico e o autêntico encontro". É o que eu tenho feito de quando em quando,ao longo de
muitos anos. Um querido companheiro.
Boa semana.

M,Franco disse...

É mesmo este, que também me parece ter sido muito usado,
mas o meu está um bocadinho pior!
Gostei de ver aqui a imagem do meu precioso livro.
Boa tarde e obrigada pela sua ideia.

MR disse...

Bom dia! Boa semana!