Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Livros de cozinha - 60

Mem Martins: Europa-América, 2006

«Neste livro de cozinha encontram-se receitas que poderiam ter estado presentes na mesa das personagens de Jane Austen ou na sua própria, embora modernizadas, não tanto nos ingredientes que eram já muito semelhantes aos que utilizamos , mas nas diferentes técnicas e ferramentas de que dispomos nos nossos dias e sem os quais já não sabemos funcionar - como é o caso, por exemplo, do forno ou do fogão a gás ou elétrico que substituíram os de lenha.»
Ana da Costa Cabral, a autora destas «Receitas da Avó Rosalina» (que já foi, por exemplo, Ana Maria Sampaio) explica, numa breve introdução, o horário das refeições e de que se compunham estas, nas famílias que "entram" nos romances de Jane Austen.
Cerca de 50 receitas - inspiradas nos romances A Abadia de Northanger, Amor e amizade, Ema, Orgulho e preconceito, O Parque de Mansfield, Persuasão e Sensibilidade e bom senso - compõem este livro. Encontram-se divididas por: Aperitivos e sopas; Pratos com peixe e marisco; Pratos com carne; Pratos com vegetais; Pratos doces; Compotas; Molhos; e Bebidas.

Vou escolher a «Compota de damasco» para a apresentar aqui, já que das receitas apresentadas parece-me uma das mais inglesas.

«Ora um bom damasco é apetitoso, o que não acontece com nenhum dos do meu jardim.
«- A verdade, minha senhora - disse a Sr.ª Grant, pretendendo falar em segredo à Sr.ª Norris, que estava do outro lado da mesa -, é que o Dr. Grant mal conhece o sabor dos nossos damascos; raras vezes come algum; é um fruto muito bom, com um pouco de trato. os nossos são de uma qualidade tão grande e bonita que a minha cozinheira aplica-os todos em bolos e conservas.» (O Parque de Mansfield)


Agora a receita:

1 kg de damascos cortados em metades e sem caroço
1 kg de açúcar

Num tacho de boca larga, dispõem-se camadas de damascos e de açúcar. Leva-se a lume muito brando de modo a que o açúcar vá derretendo muito lentamente. Quando o açúcar estiver derretido aumenta-se o lume até obter o ponto de espadana. Quando a compota estiver no ponto, deita-se numa compoteira. Para se conservar durante meses, deixa-se arrefecer e coloca-se a compota em frascos herméticos, fervidos e bem secos. Cobre-se com um papel molhado em aguardente e fecham-se hermeticamente os frascos.

Nota: Se quiser fazer um doce de damascos, deverá retirar-lhes a casca e passá-los de modo a que fique um puré. (p. 77)

1 comentário:

ana disse...

MR,
A compota deve ser deliciosa e as ligações às leituras são interessantes!
Bom dia. :)