Prosimetron

Prosimetron

domingo, 11 de novembro de 2012

Vendedora de castanhas

Vendedora de Castanhas, em Coimbra, (1900-1910)

Aqui está um "cromo" da série "le papier monnaie"
que era distribuído pela "Chocolatiere d Aiguebelle" 

4 comentários:

Aguiavoadora disse...

Réis. Esta foi amoeda do Brasil duranteum bom tempo.Mesmo depois da independência de Portiugal. Se não estou enganada, até meados do séculoXX. Eu, pequenina sempre tinha cédula de cinco réis comigo. Papai sempre me dava dinheiro ´(bem pouqinho, de brincadeirinha)

Aguiavoadora disse...

Engraçado. Certa vez esteve um ladrão na nossa casa.Era dia. Ele não entrou na casa. A porta estava bem fechada e Deus estava conosco(eu e minha avó).Papai e titio não estavam em casa.Era dia de semana. Estavam na cidade trabalhando. Lá fora no sol, amarelinho da manhã, roupas masculinas estavam quarando. O ladrão pela janela, solicitava água e minha avó deu várias viagens à cozinha para trazer copo com água da moringa para o ladrão.Antes de ir disse que eu parecia com sua filha e, por cima da divisória da janela deu-me cinco réis. Depois ele foi embora com as laterais de sua calça úmidas e gordas.Ele se foi, muito gentil, acenando.O ladrão já tinha ido. Então vovó foi buscar as roupas lá fora, para enxaguar. Não tinha nenhuma.

Aguiavoadora disse...

A vendedora de castahas as assa ali mesmo. Estou imaginando se são castanhas de cajú ou castanhas do Pará (portuguesas), estas amo muito.Pena que não posso mais me esbaldar.

MR disse...

Muito giro este cromo e os comentários da Águiavoadora.