Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Citações


Como tem olhado para a geringonça ? António Costa é refém do PCP e do Bloco de Esquerda ?

Estão todos reféns uns dos outros. O PCP tem de mostrar trabalho feito se quer resistir ao Bloco. O Bloco tinha de ir para o Governo, senão seria cilindrado entre o PCP e o PS . Para o PS era a última oportunidade de regressar ao poder. Portanto, ficaram os três prisioneiros. Como o PCP quer estar com os dois pés fora e com uma mão segurar a fechadura da porta, como o Bloco quer estar com um pé dentro e outro fora, e como o PS quer estar com os dois pés dentro e até lhe convém que os outros não estejam por lá, a geringonça mantém-se. Quanto tempo ? Ninguém sabe. Pelo menos até este segundo orçamento parece-me que durará . Mas o PCP precisa de crescer, senão ficará eternamente o terceiro partido de esquerda. O Bloco de Esquerda quer crescer para a direita, para o PS, quer comer o PS. Uma aliança entre três cujo destino é desfazerem-se uns aos outros, claro que não durará eternamente. O Jerónimo de Sousa todas as semanas alerta : " Este não é o nosso governo ", " Este não é um governo de esquerda ". Penso que algum sairá primeiro da geringonça, quando perceber que vai perder votos. Penso que vai ser um dos pequenos.

- António Barreto, na entrevista constante da VISÃO desta semana .

1 comentário:

bea disse...

Até que concordo com ele. E julgo que não exista um português minimamente interessado no futuro do país que não tema o que o senhor teme: que um dia, sem mais, acabe a união. E talvez haja razão em supor que os votos ou a sua possibilidade vão determinar o fim da trindade.
E não obstante isto, o que eu gostava que desse certo!...estar enganada, o sociólogo errar na previsão; a direita a morrer de inveja por ninguém roer a corda