Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 21 de março de 2017

Números




2,4 milhões de euros

Não me agrada particularmente ser um rés-do-chão, mas tirando isso o antigo ateliê dos irmãos Martel , que ocupa o piso térreo do palacete desenhado para os artistas gémeos por Robert Mallet-Stevens, é fantástico mesmo 90 anos depois. Uma área generosa, 171m2, nunca mexida após 1927 , em que as grandes vidraças desenhadas por Louis Barillet continuam a dar muita luminosidade, e que a porta corrediça desenhada por Jean Prouvé continua a exercer a sua função.
Também neste número 10 da actual Rue Mallet-Stevens ( XVI arrondissement ) continuam presentes as peças de mobiliário desenhadas por Francis Jourdain em 1930, funcionais e de linhas simples que talvez por isso resistiram bem às décadas. Não foi também alterado o quarto concebido por Gabriel Guevrekian, nem o bar desenhado por Charlotte Perriand em 1929-30.
Está classificado o ateliê como monument historique, o que também não permitirá grandes alterações a quem o comprar, e está à venda na agência Architecture de collection, especializada em casas de arquitectos e artistas dos séculos XX e XXI.

Sem comentários: