Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Librairie Delamain

https://fr.mappy.com/poi/4d6d7c16b9eb25073789cdc3
http://www.kingz.fr/delamain-plus-ancienne-librairie-de-paris/

Librairie Stock, 1909

Fundada em 1700 nas arcadas da Comédie Français, mudou-se para a loja do Hotel du Louvre no n.º 155 da rue Saint-Honoré, em 1906, e é a mais antiga livraria de Paris. O nome Delamain vem da família fundadora, huguenotes humanistas de Charente, com escritores premiados pela Academia, como Jacques Delamain, divulgador científico e ornitólogo, e Robert Delamain, reconhecido historiador da sua Saintonge natal. A Casa Delamain produz um conhaque de alta qualidade desde 1763. 
No início do século XX, a livraria pertencia às edições Stock. Jacques Chardonne (cujo nome verdadeiro é Jacques Boutelleau) assume a direção da editora em 1921, depois de tê-la comprado com o seu amigo Maurice Delamain. A livraria chamava-se então Delamain, Boutelleau et Compagnie. Em 1986 passou para as edições Gallimard. O edifício do Hotel du Louvre foi comprado, em 2013, pela Constellation Hotels Holdings, sendo que as paredes da loja mudaram então de proprietário. Em 2014, houve vários alertas sobre o risco de encerramento da livraria devido ao aumento do aluguer pretendido pelo novo proprietário. Felizmente, a sua atividade persiste. Várias personalidades ilustres frequentaram esta livraria, como Léon-Paul Fargue, Jean Cocteau, Colette, Louis Aragon ou François Mitterrand.

E se acompanhássemos logo à noite a leitura com um conhaque? Eu até não gosto de conhaque, mas há muita escolha:

Para Paula e Rui Lima.

5 comentários:

Isabel disse...

Que belíssimo "postal" de Paris!

Continuação de boas férias:)

Beijinhos:)))

LUIS BARATA disse...

Livros e conhaque, grande dupla ! :)

PNLima disse...

Oh que saudades!! Adorei! Esta é uma das que gostamos de visitar, não só pela oferta, mas pela delicadeza de embrulho para oferta, seja um livro de 20 euros, seja de 2 euros (no Natal).
Não se importa que substitua o cognac, pois não? Um branco bem fresco, numa qualquer esplanada por lá! :-)
Bom dia

Rui Luís Lima disse...

Uma das nossas livrarias favoritas de Paris. Fazemos sempre questão de por lá passar e comprar um livro, nem que seja de 2,00 euros, porque a simpatia é inesquecível e depois respiramos livros por todos os poros. Muito obrigado por nos contar a sua história:)
Boa noite!

MR disse...

Lá me fui estrear, dadas as dicas da Paula e do Rui. E comprei um livrinho, fininho. :)
Boa noite para todos, com boas leituras e um branco fresquinho (de preferência).