Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 7 de março de 2019

7 de março: Dia de luto nacional contra a violência doméstica


Este ano já foram mortas em Portugal 13 mulheres  por violência de maridos, companheiros ou namorados. 
O dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica foi proposto pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, aprovado pelo Governo e promulgado pelo presidente da República.
Neste dia de luto nacional, que é um ato simbólico, são homenageadas as vítimas e é renovado o propósito coletivo de se continuar a combater o flagelo da violência doméstica.
Este dia deve servir para lembrar e defender as mulheres que ainda estão vivas, que continuam a sofrer situações de violência nas relações de intimidade e que necessitam que o sistema funcione, quer em termos de não arquivamento das suas denúncias, quer de medidas de proteção e de condenação efetiva dos agressores.
Que os vizinhos falem e atuem, as forças policiais ajam e protejam as vítimas, e os juízes apliquem a lei.

5 comentários:

Mª Luisa disse...

Aqui, amanhã é o Dia da Mulher, mesmo há convocada uma greve.
Abraço

bea disse...

Isso mesmo. Embora eu não acredite que decretar um dia da violência doméstica seja remédio para alguma coisa se quem tem o poder para actuar não o fizer.

bea disse...

Bolas, enganei-me, "um dia contra a violência doméstica". Mau Maria!

LUIS BARATA disse...

E ou me engano muito , ou o próprio Dia da Mulher começa de luto ... ( Lagoa de Albufeira, esta madrugada)

MR disse...

Não sei o que se há de fazer, mas os especialistas nas diferentes áreas em colaboração com diferentes ministérios têm de solucionar este problema. Seja a brutalidade desses homens, seja o álcool, seja o desemprego que levam a essa agressividade, algo tem de ser feito. E principalmente a polícia no geral e alguns juízes em particular deixarem de ser complacentes para com a violência dos homens sobre as mulheres. Também há violência de mulheres sobre homens, mas é mais rara, e as atitudes das autoridades (no geral machistas) são diferentes.
As pessoas andam muito agressivas no trato com o seu semelhante. Não podem ouvir uma crítica ou uma sugestão que ficam todas encrespadas.
Bom dia!