Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Ermida de Santo António da Florida


Em Madrid há uma ermida, cujo interior é uma preciosidade.
«De aspeto sóbrio, a ermida de San Antonio de la Florida surpreende pelo grandioso conjunto pictórico que Goya pintou em finais do século XVIII. Nesta obra-prima da arte espanhola, o artista aragonês teve sempre presente que estava a decorar um dos templos mais populares de Madrid, famoso pela sua romaria de 13 de junho. 
«A ermida original, dedicada a Santo António de Pádua [:-) sic], foi construída em frente da fonte Del Abanico por ordem de Carlos IV. Obra de Francisco de Fontana (1792-1798) a planta é em cruz grega com braços muito curtos e abside semicircular na cabeceira, na qual tem origem um espaço central dominado por uma grande cúpula iluminada por lanterna. A ermida é rodeada de aposentos que dão para o exterior, formando um retângulo. Destacam-se as bases que marcam a fachada principal, construída segundo o cânone barroco. 
«Devido à preocupação especial que sempre existiu em garantir a sua conservação, foi declarada Monumento Nacional em 1905, e em 1928 foi construído, ao seu lado, um templo idêntico para mudar o culto de lugar e manter o monumento original como museu de Goya. Apesar de ser um dos melhores exemplos do neoclássico madrileno, são os frescos de Goya que fazem da ermida de San Antonio um lugar de visita imprescindível, onde desde 1919 repousam os restos mortais do genial artista. Goya decorou a cúpula com frescos que representam o êxtase do Santo perante o povo de Lisboa. Os retábulos foram pintados posteriormente por Jacinto Gómez Pastor.»


Hoje continuam as festas nesta zona de Madrid:

3 comentários:

APS disse...

Cada um chama-lhe seu...
Mas nós com propriedade.
Bom Feriado!

MR disse...

-) Achei graça aos nuestros hermanitos chamarem-lhe de Pádua.
Bom dia!

LUIS BARATA disse...

De Espanha nem bom ... :)
Uma visita que vale muito a pena !