Prosimetron

Prosimetron

domingo, 2 de junho de 2019

Garcia de Orta - evocando 450 anos sobre a morte


Passaram 450 anos sobre a morte de Garcia de Orta. Um Grupo de Amigos de Castelo de Vide promoveu um «Entre Diálogos» com diferentes iniciativas.
Uma dessas iniciativas foi promover um conjunto de cinco pacotes de açúcar alusivos... pena é que a promotora da iniciativa não saiba que Camões escreveu mais alguns poemas para além do poema épico «Os Lusíadas». 
E assim se fazem dois erros no mesmo pacote de açúcar: reproduzem o começo do poema que Camões escreveu para engrandecer a obra do seu amigo Garcia de Orta, poema esse que constitui a primeira obra publicada de Luís de Camões que é hoje conhecida, e que foi impressa nas folhas preliminares dos Colóquios dos Simples, em Goa, em 1563. E para espanto meu - que quase tive um colapso - dizem que esse poema se encontra «nos [sic] Lusíadas» ignorando: quer a estrutura poética da obra (estrofes com verso decassilábico); quer o seu título («Os Lusíadas»); quer o conteúdo dos cantos em Os Lusíadas (que nunca falam de Garcia de Orta nem da sua obra). 
Comentários para quê?? 
Dos outros pacotes da mesma série também não quero falar....

2 comentários:

bea disse...

Pena:(. Garcia de Orta merecia mais cuidado.

MR disse...

Ainda há mais gatos?! A ignorância é muito atrevida.
Bom dia!