Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de julho de 2019

O Corvo Branco



O Corvo Branco é a história verídica do percurso inicial do bailarino genial que foi Rudolf Nureyev, que transformou para sempre o mundo do ballet.
Estamos em 1961. Um jovem russo de 22 anos viaja de São Petersburgo para Paris, onde o Ballet Kirov vai atuar. Nureyev viaja pela primeira vez para fora da URSS e ainda não é a lenda em que se viria a tornar
A vida parisiense seduz Nureyev e o jovem bailarino quer conhecer tudo. Mas os agentes do KGB, que observam cada movimento de todos os membros da companhia, desconfiam do seu comportamento e da amizade com a jovem Clara Saint. Quando Nureyev é obrigado a regressar à URSS e não seguir com a companhia para Londres, como estava previsto, Nureyev dá «um salto para a liberdade» no aeroporto Le Bourget, ajudado pelo bailarino e coreógrafo Pierre Lacotte e por Clara Saint. Para trás ficaram uma infância pobre na cidade soviética de Ufa e os seus estudos de dança em Leninegrado.
Neste filme de Ralph Fiennes, que interpreta o papel do professor Pushkin, enquanto Oleg Ivenko é Nureyev, não há o tão falado «salto para a liberdade».
A sala de cinema tinha bastante público, todo acima dos 60 anos. :)
Há um documentário ótimo de Richard Curson Smith sobre a decisão de Nureyev em ficar no ocidente: Rudolf Noureev: dance to freedom, com Artem Ovcharenko no papel de Nureyev.

2 comentários:

Rui Luís Lima disse...

Em criança vi no cinema Tivoli um filme sobre a vida de Nureyev e que terminava (caso não seja traído pela memória) precisamente com a sua opção/fuga para o Ocidente. Vou tentar descobrir o filme que era um documentário. Este filme realizado por Ralph Fiennes deve ser bem interessante e o nível etário da assistência é um retrato deste século XXI.
Uma boa semana!

MR disse...

Não me lembro desse filme porque o de Richard Curson Smith que é um documentário ficcionado passou na ARTE no ano passado ou há dois anos - é relativamente recente.
Gostei deste filme, embora não adiante muito ao que já sabíamos.
Boa tarde!