Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

As obras-primas de Bruegel


450 anos após a sua morte, as obras-primas de Pieter Bruegel, o velho, continuam a fascinar-nos. O mestre do Renascimento era um observador atento do século XVI, um período rico e movimentado. A sua vida foi curta, morreu com 40 anos e hoje só conhecemos cerca de 40 quadros seus. Os Museus Reais de Belas Artes da Bélgica têm, depois de Viena, a melhor coleção de pinturas de Bruegel, o velho.
Estas pinturas estão expostas, bem como uma dúzia de cópias realizadas pelos seus filhos e discípulos, até setembro de 2020.


7 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Não me importava nada de ver esta exposição.
Deve ser magnífica!
Bom dia!

MR disse...

Mesmo apetecível. :)
Boa tarde!

bea disse...

As coisas fantásticas que a tecnologia permite:). E eu que vi Bruegel só com os meus olhos extasiados. Paciência.

MR disse...

Fiquei espantada quando vi tantos Brueghel no Kunsthistorischen Museum em Viena.
Pelos vistos, os belgas também têm uma bela coleção.
Bom fim de semana!

Rui Luís Lima disse...

Uma informação preciosa para quem pretende visitar Viena.
Boa tarde!

Margarida Elias disse...

Deve ser uma maravilha. Bom dia!

MR disse...

Mister Vertigo,
Viena tem museus e palácios lindos, para além da cidade. Tem (ou tinha) cafés maravilhosos.
Lembro-me da quantidade de Brueghel e de Arcimboldo que o Kunsthistorischen Museum tem. Não aprecio muito Arcimboldo.

Margarida,
Deve ser mesmo.

Bom dia para os dois.